Especialidade médica, nefrologia é área requisitada por população idosa

Pacientes idosos procuram o profissional principalmente devido a doença crônica renal

 22/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/04/2018 as 15:06
Os interessados em seguir a carreira da nefrologia devem cursar o curso de Medicina – Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens

O programa Abrace uma Carreira do dia 22 de março falou sobre nefrologia. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, trata-se de uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

O médico do Hospital Universitário (HU) da USP, Egídio Dórea, foi um dos convidados do programa. Especialista em nefrologia e doutor na área, Dórea também é coordenador na USP dos programas Universidade Aberta à Terceira Idade e Envelhecimento Ativo e falou sobre a importância dos idosos manterem-se saudáveis tanto no aspecto físico como social.

O administrador Sérgio Duque Estrada também falou sobre envelhecimento e deu exemplos de projetos realizados pela Aging 2.0, uma plataforma global, com sede nos Estados Unidos, que promove o fortalecimento de startups focadas em produtos e serviços inovadores para o público com mais de 50 anos.

Também foram convidados do programa a jornalista Gleice Bessa e o mestrando da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, Rafael Barreto.

Os interessados em seguir a carreira da nefrologia devem cursar o curso de Medicina. A USP oferece a graduação em São Paulo, em Ribeirão Preto e em Bauru.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Bloco 02

Bloco 03

Ouça também o Abrace uma Carreira sobre a carreira de médico

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. A produção e apresentação é da jornalista Miriam Ramos.

Sugestões e perguntas pelos e-mails: abrace@usp.br e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.