Escola de Enfermagem comemora 63 anos com várias atividades

No dia 10 de agosto, a EERP completa 63 anos. Em comemoração à data, unidade promove eventos gratuitos e abertos aos alunos de graduação e pós-graduação

 04/08/2016 - Publicado há 8 anos
fachada eerp baner
EERP terá programação especial para comemorar os seus 63 anos de fundação – Foto: Divulgação

No dia 10 de agosto, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP completa 63 anos. Em comemoração ao aniversário, a unidade vai promover eventos gratuitos e abertos aos alunos de graduação e pós-graduação de Enfermagem.

As comemorações já começam na próxima segunda-feira, dia 8, às 14h30, com a palestra Construção da Carreira do Enfermeiro. A palestrante convidada é a professora Lucy Leal Melo Silva da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, especialista em orientação profissional. As inscrições para a palestra podem ser feitas aqui.

Ainda no dia 8, às 17 horas, será exibido o filme The Fundamentals of Caring (Os fundamentos do cuidado). O longa norte-americano, lançado este ano, tem roteiro e direção de Rob Burnett e é baseado no livro The Revised Fundamentals of Caregiving, de Jonathan Evison. Conta a história de um homem que sofreu grandes perdas e após entrar num curso para cuidar de pessoas com deficiência física, muda sua perspectiva de vida. Depois do filme, haverá debate com a professora Edilaine Silva Gherardi Donato, da EERP. Para participar, basta se inscrever aqui.

Já no dia 10 de agosto, às 17h30, haverá mesa-redonda com o tema “Diversidade e Respeito ao Outro”. A coordenadora do Programa DST/Aids do Ministério da Saúde em Ribeirão Preto, Lis Aparecida de Souza Never, vai falar sobre Diversidade, gênero e respeito ao outro: atuação do enfermeiro, e a professora Maria Paula Panúncio Pinto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, vai abordar Igualdade, cidadania e direitos humanos:  caminhos para a construção de relações interpessoais saudáveis no contexto universitário. As inscrições para a mesa-redonda podem ser feitas aqui.

As inscrições ficam abertas até uma hora antes de cada atividade e todas serão no Auditório 2 da EERP, que fica na avenida Bandeirantes, 3.900, campus USP Ribeirão.

A EERP

A EERP iniciou suas atividades no dia 10 de agosto de 1953 e oferece os cursos de bacharelado em Enfermagem e bacharelado e licenciatura em Enfermagem.

Também possui quatro programas de pós-graduação: Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Saúde Pública e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem.

Em 1988, por sua atuação na pesquisa e extensão universitária na área, além de um capital humano e infraestrutura de alta qualidade, foi designada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.

A EERP se divide entre os Departamentos de Enfermagem Geral e Especializada (ERG/Dege), Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (ERP/DEPCH) e Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (ERM/Demisp).

A unidade conta, atualmente, com 591 alunos de graduação e 537 alunos de pós-graduação. Desde o início de suas atividades, já graduou 3.250 alunos e titulou 2.219 alunos de pós-graduação. Possui em seus quadros 94 docentes e 114 funcionários.

Mais informações: email dmrossi@eerp.usp.br ou ccex@eerp.usp.br

Stella Arengheri/ Assessoria de imprensa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.