Empreendedorismo: laboratório da USP capacita sete startups

Programa Intesivo #6 foi realizado no Samsung Ocean USP

 21/12/2017 - Publicado há 6 anos
Capacitação oferecida pelo Samsung Ocean durou 18 semanas – Foto: Divulgação / Samsung Electronics 2017

O Samsung Ocean USP, parceria entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a Samsung, concluíram a sexta edição do programa de apoio e capacitação tecnológica para startups, chamado Incentivo ao Empreendedorismo em Ambiente de Tecnologias Digitais Móveis ou Intensivo #6, que teve duração de 18 semanas e capacitou sete grupos que representavam projetos iniciais ou mesmo empresas iniciantes.

Durante esse período, o programa ofereceu atividades presenciais de segunda a quinta-feira, quando as empresas passaram por treinamentos e mentorias, assim como assistiram a palestras sobre negócios e tecnologia, ministradas por professores da USP, funcionários da Samsung e parceiros.

Agora, ao final do ciclo de pré-aceleração, a Poli passa a emitir um certificado válido como curso de atualização aos participantes que cumpriram os requisitos preestabelecidos. Além de oferecer treinamento e capacitação, o Intensivo #6 teve ainda como objetivos criar e validar o modelo de negócios (BMC – Business Model Canvas) das ideias, comprovar sua viabilidade técnica e desenvolver as funcionalidades de um “Produto Mínimo Viável” (MVP).

“O Intensivo #6 está alinhado aos objetivos da Samsung, que estabeleceu a parceria com a USP justamente para fomentar o surgimento de soluções que possam ter impacto no mercado consumidor nos próximos anos”, afirma Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina. “A cada ano do projeto, conhecemos novas startups com ideias originais e é muito gratificante acompanhar o crescimento das empresas durante o programa”.

Sete empresas participaram do programa Intesivo #6 – Foto: Divulgação / Samsung Electronics 2017

André Fleury, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli e um dos coordenadores do Samsung Ocean USP, comenta a importância da realização de mais uma iniciativa na unidade: “A proposta do nosso espaço é oferecer um local para agregar competências, projetos e pessoas, estando sempre abertos à comunidade. Concluir mais um ciclo de pré-aceleração de startups é a prova de que estamos no caminho certo”.

O projeto na prática

Entre as empresas participantes está a HOTD, plataforma on-line de assinatura de roupas; a Retina Vision, empresa de monitoramento de veículos roubados por câmeras de baixo custo; e a Opengate, aplicativo de gerenciamento de acesso de portas e portões que utiliza o conceito de Internet das Coisas.

Foto: Divulgação / Samsung Electronics 2017

“A nossa empresa começou em abril e, quando iniciamos o programa, éramos muito inexperientes e ainda não tínhamos validado o projeto com o consumidor. Por meio do Intensivo#6, pudemos ter acesso à metodologia de entrevistas de público-alvo da empresa e, com isso, conseguimos modelar e refinar nosso negócio”, comenta Carlos Alberto Silva, CEO da HOTD. “Por conta dos cursos e da mentoria que recebemos, hoje, com pouco mais de um mês de operação, já temos quase 20 clientes ativos que conquistamos organicamente”, completa.

Ricardo Kenji Yamamoto, programador da 60+ Care, aplicativo para smartwatch de monitoramento de quedas para idosos, conta que o Intensivo#6 ajudou a nortear a ideia do aplicativo. “Por meio das mentorias oferecidas pelo programa, conseguimos ter clareza do projeto que gostaríamos de seguir, além de termos usado o próprio produto da Samsung para realizarmos a prova do MVP”, comenta Yamamoto.

Os cursos e palestras do Samsung Ocean USP são gratuitos e abertos à comunidade. Com modernas instalações, oferece capacitação técnica combinada com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado durante todo o ano.

Acompanhe a agenda e participe pelo aplicativo, disponível para Android, ou acesse o site www.oceanbrasil.com

Da Assessoria de imprensa do Samsung Ocean

 


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