Em Ribeirão Preto, campanha alerta sobre uso correto de medicamentos

Brasil é sexto no ranking de consumo de medicamentos, e a USP participa de atividade para conscientização

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

A  Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP participa do Dia Nacional do Uso Racional do MedicamentoA proposta é demonstrar à população a importância do uso correto e seguro dos medicamentos e promover ações de bem-estar e qualidade de vida.

Foto: The U.S. Food and Drug Administration / Domínio público via Wikimedia Commons

Universitários, farmacêuticos e docentes da FCFRP se mobilizam na Praça XV de Novembro, no centro da cidade, das 9 às 14 horas. Aqueles que passarem pela praça, além de receber informações sobre uso correto de medicamentos, poderão aferir a pressão arterial e passar por testes, como o da glicemia capilar e o aconselhamento farmacoterapêutico, além do encaminhamento para o serviço público de saúde, se necessário.

A professora Regina Célia Garcia de Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, lembra que o Brasil está na sexta posição no ranking mundial de consumo de medicamentos, o que torna esse uso inadequado ainda mais perigoso.

Segundo Regina, o uso consciente de medicamentos não é comum no Brasil. “Pesquisas recentes comprovaram que, pelo menos, metade dos adultos, no País, se medica de forma errada ou sem auxílio de médicos.”

Vitor Neves, de Ribeirão Preto

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados