Em Ribeirão Preto, campanha alerta sobre uso correto de medicamentos

Brasil é sexto no ranking de consumo de medicamentos, e a USP participa de atividade para conscientização

 08/05/2018 - Publicado há 6 anos

A  Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP participa do Dia Nacional do Uso Racional do MedicamentoA proposta é demonstrar à população a importância do uso correto e seguro dos medicamentos e promover ações de bem-estar e qualidade de vida.

Foto: The U.S. Food and Drug Administration / Domínio público via Wikimedia Commons

Universitários, farmacêuticos e docentes da FCFRP se mobilizam na Praça XV de Novembro, no centro da cidade, das 9 às 14 horas. Aqueles que passarem pela praça, além de receber informações sobre uso correto de medicamentos, poderão aferir a pressão arterial e passar por testes, como o da glicemia capilar e o aconselhamento farmacoterapêutico, além do encaminhamento para o serviço público de saúde, se necessário.

A professora Regina Célia Garcia de Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, lembra que o Brasil está na sexta posição no ranking mundial de consumo de medicamentos, o que torna esse uso inadequado ainda mais perigoso.

Segundo Regina, o uso consciente de medicamentos não é comum no Brasil. “Pesquisas recentes comprovaram que, pelo menos, metade dos adultos, no País, se medica de forma errada ou sem auxílio de médicos.”

Vitor Neves, de Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.