Em Ribeirão Preto, campanha alerta sobre uso correto de medicamentos

Brasil é sexto no ranking de consumo de medicamentos, e a USP participa de atividade para conscientização

Por - Editorias: Universidade

A  Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP participa do Dia Nacional do Uso Racional do MedicamentoA proposta é demonstrar à população a importância do uso correto e seguro dos medicamentos e promover ações de bem-estar e qualidade de vida.

Foto: The U.S. Food and Drug Administration / Domínio público via Wikimedia Commons

Universitários, farmacêuticos e docentes da FCFRP se mobilizam na Praça XV de Novembro, no centro da cidade, das 9 às 14 horas. Aqueles que passarem pela praça, além de receber informações sobre uso correto de medicamentos, poderão aferir a pressão arterial e passar por testes, como o da glicemia capilar e o aconselhamento farmacoterapêutico, além do encaminhamento para o serviço público de saúde, se necessário.

A professora Regina Célia Garcia de Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, lembra que o Brasil está na sexta posição no ranking mundial de consumo de medicamentos, o que torna esse uso inadequado ainda mais perigoso.

Segundo Regina, o uso consciente de medicamentos não é comum no Brasil. “Pesquisas recentes comprovaram que, pelo menos, metade dos adultos, no País, se medica de forma errada ou sem auxílio de médicos.”

Vitor Neves, de Ribeirão Preto