Editora da USP lança livro de introdução à geofísica

Obra é de autoria de dois professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

16/05/2018 - Publicado há 6 anos

O livro Geofísica: Uma Breve Introdução, número 91 da Coleção Acadêmica, da Editora da USP (Edusp), acaba de ser lançado. Essa coleção faz parte do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação, que é uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação e da Edusp para fornecer material didático para o ensino superior.

A obra tem a autoria de dois professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP: Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina.

O objetivo do livro é introduzir a ciência geofísica aos que estão começando a estudar a área geocientífica, com foco no estudo da estrutura, composição, evolução e dinâmica da Terra, utilizando métodos físicos. Embora o foco seja a graduação, a obra poderá ser estudada por pessoas que não são da área, pois seu conteúdo exige apenas o conhecimento de física e matemática de nível médio.

No seu primeiro capítulo, o livro se propõe a revisar a evolução histórica da geofísica para explicitar sua multidisciplinaridade, principalmente nas áreas das ciências naturais. O capítulo é dividido em partes, que tratam de sismologia até a década de 1960 e da história da gravimetria, do geomagnetismo e da geotermia. Depois da parte histórica, o livro passa a descrever a evolução do planeta.

Livro é o número 91 da Coleção Acadêmica, da Editora da USP – Foto: Reprodução

Até o sexto capítulo, os temas relacionados à geofísica interna são tratados de forma separada. Entre os temas abordados estão a sismicidade e suas particularidades, como ondas elásticas e sísmicas, relacionadas com o interior do planeta, e, por fim, os campos de gravidade e magnético terrestres.

Já a partir do sétimo capítulo, os temas tratados são a camada externa terrestre, a movimentação dos continentes, a teoria das tectônicas das placas, as forças que locomovem as placas litosféricas e a geodinâmica. Os temas se relacionam, contribuindo e dando visões multidisciplinares da geofísica.

Geofísica: Uma Breve Introdução, de Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina, Editora da USP (Edusp), 320 páginas, R$ 46,00.

É possível adiquiri-lo clicando aqui.