Domingo em São Carlos terá Ciência e Tecnologia na Praça

Evento faz parte da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” e apresentará experimentos, pesquisas e curiosidades sobre o mundo científico

21/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:05

20161021_ciencia_tecnologia_saocarlos

Se você quer aproveitar seu domingo para passear em uma das praças mais arborizadas de São Carlos e aprender um pouco mais sobre ciência, participe do evento Ciência e Tecnologia na Praça, que acontece neste domingo, dia 23 de outubro, das 14 às 19 horas.

A Praça XV de Novembro vai abrigar o evento que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2016 em que unidades da USP São Carlos vão apresentar diversos experimentos, pesquisas e curiosidades sobre a ciência que podem ser aplicados no dia a dia.

A edição deste ano da SNCT tem a Ciência Alimentando o Brasil como tema e, pensando nisso, você vai poder aprender como produzir seu próprio alimento livre de agrotóxicos, usando práticas sustentáveis e conhecer a composição de alimentos como o pão que consumimos diariamente. A atividade é promovida pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), Espaço Interativo de Ciências e Embrapa.

Com kits da Experimentoteca, do CDCC, será possível realizar experimentos relacionados à biodiversidade e à propagação de pragas e debater sobre a relação da humanidade com a produção de alimentos e o aproveitamento do solo.

Já para os interessados em saber como fazer parte do ambiente universitário da USP, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) vão trazer informações sobre os cursos oferecidos, formas de acesso e oportunidades de bolsas e apoios que a Universidade oferece mostrando que Você também pode ser um aluno USP – tema de campanha da Pró-Reitoria de Graduação.

Se quiser conhecer mais sobre resultados de pesquisas desenvolvidas no campus, participe de demonstrações de aplicações tecnológicas da física e conheça o protótipo do carro elétrico de alto desempenho da equipe EESC-USP Tupã, criado por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) vai apresentar os potenciais usos da madeira e a importância de buscar soluções de baixo impacto ambiental.

O CDCC e a Embrapa vão trazer painéis que ilustram os princípios da física, nanotecnologia e da engenharia na agricultura, como o medidor da umidade do solo, a língua e o nariz eletrônicos. Você vai poder entender inclusive a relação da biotecnologia com as plantas medicinais ao descobrir quais plantas são utilizadas como princípios ativos de medicamentos, como iniciativa do Espaço Interativo de Ciências.

No estande do CDCC, atividades lúdicas, jogos educativos e espaço para leitura também fazem parte do evento para os que buscam um momento de descontração no seu domingo. Participe e venha curtir ciência com seus amigos e familiares.

O evento é promovido pelo Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP São Carlos em parceria com as unidades do campus.

Suzana Xavier / Assessoria de Comunicação da PUSP-SC