Cursos a distância na área de Big Data têm inscrições abertas na USP

Minicursos vão apresentar técnicas usadas para a análise de grandes volumes de informações, além de ferramentas para extração de conhecimento e visualização de dados; inscrições vão até o dia 8 de outubro

 17/09/2020 - Publicado há 1 ano
Foto: 123RF

.

A quarta edição da Escola Avançada em Big Data Analysis acontece de 12 a 16 de outubro deste ano e, por conta da pandemia do novo coronavírus, todo o evento será realizado virtualmente. O público-alvo da escola são alunos de pós-graduação e de graduação (preferencialmente do último ano) cursando engenharias, computação, estatística e economia e graduados em áreas afins. As inscrições para os interessados já estão abertas e o valor de cada curso é de R$ 50, com descontos progressivos para mais de um curso.

As vagas são limitadas e o período de inscrições vai até o dia 8 de outubro ou enquanto houver vagas. Até o dia 22 de setembro, é possível requerer isenção do valor de acordo com critérios de vulnerabilidade socioeconômica ou desemprego, bastando fazer o cadastro por meio deste formulário, que também detalha as condições para isenção.

A programação contará com especialistas da área de Big Data em todo o Brasil, com oferecimento de 12 minicursos e coordenação da professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O objetivo é apresentar ao aluno as principais técnicas usadas para a análise de grandes volumes de dados, destacando-se as mais avançadas e promissoras, tais como Gerenciamento de Grandes Bases de Dados e Visualização e Mineração de Dados. Serão apresentadas também várias ferramentas (softwares) indicadas para análise, extração de conhecimento e visualização de dados. As técnicas e ferramentas estão distribuídas nos minicursos, que serão apresentados por docentes especializados nos temas abordados em cada um deles.

Os minicursos oferecidos são:

I: Análise de Dados com Aprendizado de Máquina
II: Visualização e análise de dados: de características a modelos
III: Mineração de eventos: algoritmos e aplicações
IV: Estatística na ciência da computação experimental
V: Processamento de línguas naturais (PLN)
VI: Recuperação de informação multimídia no contexto de Big Data
VII: Interfaces Cérebro-Computador
VIII: Mineração de textos baseada em redes
IX: Aprendendo representações com Deep Learning: arquiteturas, treinamento e transferência de aprendizado
X: Gerência de Dados Complexos em Larga Escala
XI: Aumento de dados em aprendizado de máquina
XII: Entendendo o valor dos sistemas de recomendação personalizados para o e-business/negócios

O site do evento traz as ementas dos cursos e informações de contato com a organização. Mais informações estão disponíveis em http://cemeai.icmc.usp.br/4EABDA

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp. Ele é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

.

Com informações do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.