Curso apresentará métodos e técnicas de pesquisa nas Ciências Sociais

Inscrições para a 8ª Escola de Verão International Political Science Association (IPSA) da USP devem ser realizadas até o dia 4 de outubro

08/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/01/2017 as 14:57
20170124-ipsa
Edição anterior do evento na USP – Foto: Divulgação

A 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP acontecerá entre os dias 23 de janeiro e 10 de fevereiro de 2017. O evento, que é um curso intensivo sobre conceitos, métodos e técnicas em Ciências Políticas e Relações Internacionais, já divulgou sua programação.

Serão três módulos de sessões de uma semana cada. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os cursos oferecerem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciências Sociais, com questões teóricas e práticas que refletem o estado da arte sobre temas como o desenho e o desenvolvimento de pesquisas empíricas e análise de dados, contribuindo para a qualificação dos alunos de pós-graduação, jovens pesquisadores e professores.

Os professores dos cursos são referência na literatura acadêmica e estão vinculados a universidades europeias e norte-americanas. Eles lecionam durante a manhã e continuam com aulas teóricas à tarde ou optam por práticas em laboratórios de informática, com o uso de softwares específicos para a área quantitativa.

A programação também inclui sessões de informações especiais (special information sessions) que trazem capacitação em habilidades especiais e seminários que proporcionam aos participantes a oportunidade de vislumbrar o impacto de várias metodologias em temas substantivos específicos. Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês. A lista completa de cursos pode ser vista no site (em inglês).

As inscrições podem ser feitas pelo site da escola até o dia 4 de outubro. Os participantes da escola são, em geral, docentes, estudantes de doutorado e de pós-doutorado, além de um número crescente de ótimos alunos de mestrado que completaram, com sucesso, os cursos da escola. Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP representam também um número variado de países e perfis metodológicos.

A escola é uma parceria entre a IPSA, o Instituto de Relações Internacionais (IRI) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A IPSA-USP Summer School faz parte de uma rede de escolas de métodos, ela é a maior e foi a primeira a ser fundada, em 2010. Há outras em Cingapura, África do Sul e Turquia.

Mais informações: site http://summerschool.fflch.usp.br