Conheça os caminhos e ações do profissional de turismo no Brasil

USP oferece dois cursos na área: Turismo, na ECA; e Turismo e Lazer, na EACH

25/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/09/2017 as 17:37
Lagoa do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Foto Hérika Dias/USP Imagens

Atuar na área de turismo oferece oportunidades em um mundo no qual, cada vez mais, valoriza-se o tempo de lazer e o entretenimento, além das múltiplas possibilidades decorrentes do processo de globalização. A USP possui dois cursos: Turismo, na Escola de Comunicações e Artes (ECA); e Lazer e Turismo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Os cursos oferecem vagas via Fuvest e Sisu.

Os alunos formados em Turismo pela ECA são habilitados a indicar soluções éticas, inovadoras e adequadas ao desenvolvimento sustentável da atividade turística, além de desenvolver espírito empreendedor. Assim, muitos abrem suas próprias empresas de consultoria, operação de viagens ou prestação de serviços turísticos, ocupam cargos em órgão públicos de turismo, atuam em cargos de operação e gestão de empresas privadas de turismo ou em instituições especializadas em pesquisa, planejamento e projetos turísticos.

Os estudantes formados em Lazer e Turismo pela EACH são estimulados a compreender a relação existente entre o que se oferece ao cidadão (residente) e ao visitante (turista) em termos de lazer e infraestrutura para aproveitamento de seu tempo de forma útil, com segurança e bem-estar, na busca da realização de seus objetivos, tendo o seu entorno como ponto de partida para compreensão das relações sociais, ambientais, políticas e econômicas que nele acontecem.

No dia 25 de maio, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, convidou a professora da ECA Karina Toledo Solha para falar um pouco mais sobre o profissional graduado nessa área

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Bloco 02

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.