Professora Yvonne Mascarenhas recebe prêmio internacional

Ela é uma das 12 pesquisadoras do mundo que receberão o Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering

07/03/2017 - Publicado há 7 anos
IMG_7597
Yvonne Primerano Mascarenhas receberá o prêmio em julho – Foto: Assessoria de Comunicação do IFSC

Nesta terça-feira, 7 de março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) anunciou as 12 pesquisadoras que receberão o IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards. Entre as premiadas está Yvonne Primerano Mascarenhas, professora e pesquisadora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e única representante da América Latina.

O prêmio foi criado para reconhecer e promover o trabalho das mulheres químicas/engenheiras químicas em todo o mundo. As premiadas são selecionadas com base na excelência em pesquisa básica ou aplicada, realizações distintas no ensino ou na educação, ou liderança demonstrada ou excelência gerencial nas ciências químicas.

A professora Yvonne receberá o prêmio no decurso do 46º Congresso Mundial de Química da IUPAC, que ocorrerá no próximo mês de julho, em São Paulo.

Yvonne Mascarenhas

Formada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1954, a professora Yvonne possui doutorado em Química (Físico-Química) pela USP (1963) e pós-doutorado pela Harvard University (1973). Atualmente, é aposentada em exercício da Universidade.

Ela tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação de estruturas moleculares por difração de raios X por monocristais ou por pó microcristalino e estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos usando espalhamento de raios X a baixos ângulos.

Recebeu várias condecorações, prêmios e homenagens: Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico – Presidência da República do Brasil – out./1998; Homenagem pela dedicação ao ensino e à pesquisa – Câmara Municipal/Prefeitura de São Carlos – 1997; Medalha Simão Mathias – Sociedade Brasileira de Química – 1998 e o prêmio Francisco Salles Vicente de Azevedo – Associação Brasileira de Cerâmica – 1991. (Referência Currículo Lattes).

No Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP – Polo São Carlos, foi vice-coordenadora e desde 2010 vem se dedicando à difusão científica voltada para apoio ao ensino fundamental e ensino médio, coordenando um Grupo de Trabalho e uma Agência de Difusão Científica cujo principal veículo de comunicação é o Portal Ciência Web.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSC