Estudantes de engenharia da USP podem ganhar estágio no exterior

Competição organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, o PIE² recebe inscrições das equipes de 15 a 30 de maio

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Os membros da equipe vencedora da edição passada do PIE² – Foto: Divulgação / Escola Politécnica

A USP tem cursos de engenharia em cinco cidades do Estado de São Paulo. Para reunir esses alunos, de áreas tão diversas como mecânica, biossistemas, computação e naval, a Universidade lança a segunda edição do PIE².

Trata-se do Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia, uma competição que oferece aos vencedores um estágio de pesquisa de até dois meses fora do Brasil, além de passagem aérea, seguro-saúde e auxílio financeiro. Podem participar da competição alunos de quaisquer cursos de engenharia da USP, sem restrição de turno ou período.

A iniciativa é comandada pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), com a colaboração de professores de todas as unidades que oferecem o curso: Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Politécnica (Poli), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

A primeira etapa do PIE² é local. Nela, os estudantes devem formar equipes com exatamente seis integrantes, que devem estar distribuídos igualmente por todos os cursos de engenharia oferecidos na unidade, e realizar a inscrição no Serviço de Graduação de 15 a 30 de maio. O tema da competição será divulgado apenas no dia 5 de junho.

A partir daí, a equipe deve trabalhar na elaboração de um vídeo, de até três minutos, com uma proposta de projeto abordando um problema que a equipe vai identificar dentro do tema dado. Em cada unidade, serão selecionadas três equipes, que apresentarão suas ideias em uma comissão. Apenas uma delas vencerá a etapa local e partirá para a etapa final da competição, que será realizada em São Paulo.

Todos os estudantes indicados para a final serão reagrupados. Essas novas equipes terão quatro dias de imersão para solucionar um outro problema apresentado pela organização. Hospedados juntos, esses alunos participarão de palestras e atividades para desenvolver as propostas. Os membros das equipes que conquistarem o primeiro e o segundo lugar da competição serão premiados com um notebook e concorrerão ao estágio no exterior.

Confira o cronograma da competição:

ATIVIDADE PERÍODO
Inscrição das equipes nos Serviços de Graduação 15 a 30 de maio
Divulgação do tema 5 de junho
Entrega do vídeo 25 a 29 de junho
Divulgação das três equipes selecionadas na etapa local 2 a 6 de julho
Mentoria com as três equipes selecionadas 6 a 10 de agosto
Apresentação final das propostas das equipes na etapa local 24 a 28 de setembro
Divulgação da equipe vencedora da etapa local 30 de setembro
Etapa final do evento 10 a 14 de dezembro
Apresentação das propostas da fase final e cerimônia
de premiação das equipes
14 de dezembro
Estágio em laboratório de pesquisa no exterior A ser definido
Período para realização do estágio Durante o ano de 2019

Todos os detalhes do Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia devem ser consultados no edital.

Conheça os vencedores da edição 2017 do PIE²

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados