Em semana de atividades, USP recepciona calouros

Com o tema “Veterano, violência não se conjuga”, Semana de Recepção promoveu integração entre os alunos da Universidade

02/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 05/03/2018 as 13:21
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens..

.
Atividades sociais, esportivas e culturais, reuniões com estudantes e familiares, apresentação dos cursos e dos campi. Essas foram algumas das inúmeras ações da Semana de Recepção aos Calouros USP que começou na segunda-feira, 26 de fevereiro, e termina hoje, 2 de março.

Em São Carlos, o vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, destacou a importância do impulso de juventude trazido à USP com a chegada dos novos alunos, que revigora a Universidade. No começo da semana, ele deu as boas-vindas aos alunos ingressantes nos 22 cursos de graduação do campus, além de pais e familiares.

Hernandes ressaltou que, com as inovações digitais, é necessário ter uma formação abrangente. “A sociedade precisa cada vez mais de pessoas capazes de transformar o conhecimento naquilo que é um auxílio a todos, seja na saúde, na educação e na segurança. As universidades públicas geram e têm responsabilidade nesse processo de transformação. Em cada cidade na qual a Universidade de São Paulo está, ela tem um grande papel gerando empregos e melhoria na qualidade de vida. Daqui a alguns anos, são vocês ingressantes que vão contribuir para esse processo, e a Universidade vai fornecer o apoio para que façam isso.”

O primeiro dia da semana de recepção teve uma ação do Acolhe USP, programa  relacionado ao uso de álcool e outras drogas na Universidade. O programa organizou uma atividade de prevenção no campus Cidade Universitária, em parceria com o Detran São Paulo, o Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids – SAE Butantã e o Projeto na Boca do Crusp.

Os objetivos foram prevenir o uso problemático de álcool e outras drogas, incentivar o trânsito seguro sem uso de álcool ao volante e incentivar o sexo seguro, a partir do uso de preservativos masculino e feminino.

No dia 2 de março, a ação será realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no campus da zona leste de São Paulo, no período das 11 às 15 horas.

A Semana de Recepção aos Calouros envolve as unidades de ensino dos campi da USP em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e Santos. Confira os registros:

.

Calouras da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) conhecem o Restaurante Central da USP, na Cidade Universitária. Além dele, funcionam no campus da capital os restaurantes da Física, da PUSP-C e das Químicas  – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

A Escola Politécnica realizou um circuito esportivo no Centro de Práticas Esportivas da USP. O local oferece programas de educação física, esporte e recreação para a comunidade universitária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Voleibol, yoga, judô, futebol e ginástica estão entre as modalidades disponíveis no Cepeusp – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

O tour pelo Cepeusp foi organizado pela atlética da Poli para conhecer atletas e praticar esportes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Calouros da Faculdade de Odontologia também estiveram presentes para conhecer o Cepeusp. “A gente já se sente em casa”, disse Isabela Mendes, ingressante de 2018 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A semana pelos campi

A iniciativa envolve as unidades da USP em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e Santos.
Navegue pelas imagens:
da
[cycloneslider id=”calouros2018″]

..

Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), os calouros participaram de oficinas de desenho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

“Somos tão acolhidos e temos tanta liberdade nesse espaço que já sinto que posso chamar esse lugar de ‘meu'”, afirmou Isabella Camargo, caloura da FAU – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

“A liberdade de expressão e opinião aqui é impressionante, posso ser quem eu sou de verdade” – Mateus Evangelista, ingressante da FAU – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

A Faculdade de Medicina (FM) da USP realizou um jogo de basquete entre calouros e o time de cadeirantes pacientes do Hospital das Clínicas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Julee Quispe, caloura da Faculdade de Medicina que participou do jogo: “Esta semana tem sido muito divertida. Cansa, mas é muito legal. A interação com o time de basquete foi incrível” – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

..

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

As principais dúvidas dos calouros sobre os serviços oferecidos pela USP estão no Manual do Calouro, desenvolvido pela Superintendência de Comunicação Social da USP em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação.

Reportagem: Letícia Tanaka
Com informações da Assessoria do Campus de São Carlos e da Assessoria de Imprensa da USP