Calouros da USP desenvolverão protótipos inspirados em “Star Wars”

Baseado na cultura “it yourself”, workshops falarão sobre empreendedorismo com experiências práticas

21/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/03/2017 as 15:58
Impressora 3D do InovaLab@Poli – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

.
Faça você mesmo: esse é o espírito do movimento maker, que difunde a ideia de que podemos colocar a mão na massa e produzir ou modificar objetos e projetos diversos, principalmente com o auxílio da tecnologia. No próximo dia 25 de março, os alunos que acabaram de ingressar na USP poderão fazer parte desse movimento no Maker Day para Bixos USP.

O evento é organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), a Hardware Livre, a SynBio e a Igem. “Será um sábado inteiro de atividades voltadas para a prática. Teremos workshops de design thinking e o desenvolvimento de um protótipo, a partir das máquinas disponíveis no laboratório, como a impressora 3D e a cortadora a laser”, explica Camila Yamashiro, organizadorada iniciativa.

Evento busca incentivar cultura "maker" ou "do it yourself"– Foto: Divulgação
Evento busca incentivar cultura maker ou do it yourself– Foto: Divulgação

É a primeira vez que o
maker day será realizado. Em anos anteriores, o NEU organizou ciclos de palestras para apresentar o núcleo aos novos alunos. Para deixar o evento mais atrativo e dinâmico, foi escolhido o tema Star Wars. No final do dia, os participantes vão expor o protótipo criado em um pitch – uma apresentação com menos de cinco minutos, para explicar o produto criado e as suas funcionalidades.

A ideia é que sejam realizados outros eventos como esse durante o ano para que mais pessoas da USP conheçam o projeto. “O objetivo é incentivar a cultura do it yourself, em que as pessoas aprendem na prática e desenvolvem produtos muito legais, durante as atividades”, comenta Camila.

As atividades acontecerão das 9 às 18 horas no Espaço Ocean e no InovaLab@Poli, na Escola Politécnica (Poli) da USP, na Cidade Universitária. Os monitores do laboratório ficarão disponíveis no local para explicar e auxiliar o manuseio dos equipamentos disponíveis.

O limite do evento é de 50 participantes e os calouros terão prioridade. Caso as vagas não sejam preenchidas, alunos de outros anos também serão aceitos. É necessário fazer inscrição previamente.

Além disso, ocorrerá um workshop introdutório sobre arduino e sensores no dia 24 de março, para todo o público. Será na sala D2-012 da Poli, das 13 às 15 horas. Não é necessário realizar inscrição para esta atividade.

Para mais informações, acesse o evento no facebook ou mande um e-mail para neu@uspempreende.org.