Com carrinhos de rolimã, projeto busca motivar jovens a seguir carreira técnica

Estudantes de Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP ensinarão jovens de 10 a 14 anos a construírem equipamentos

20/10/2016 - Publicado há 7 anos
Corrida de carrinhos de rolimã em 2015
Jovens participam de corrida de carrinhos de rolimã na USP no ano passado – Foto: Divulgação/Poli Cidadã

.
Nos dias 22 e 23 de outubro, a Cidade Universitária receberá o projeto Oficina de Carrinhos de Rolimã, realizado por estudantes de Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP. Participarão da oficina meninos e meninas entre 10 e 14 anos da Escola Estadual Emygdio de Barros, localizada nos arredores do campus, no Butantã, em São Paulo.

oficina de carrinhos de rolimã - Poli Cidadã 2
Foto: Divulgação/Poli Cidadã

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Programa Poli Cidadã e do Centro Acadêmico da Mecânica e Mecatrônica (CAM), e tem como parceiros e patrocinadores jovens engenheiros da American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Enginneers (ASHRAE) e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

A proposta de promover corridas de carrinho de rolimã, que partiu da experiência dos estudantes de Engenharia da Poli, é despertar e motivar para a área técnica mecânica os meninos e meninas de comunidades vizinhas do campus da USP.

“Esta iniciativa possibilita também a integração entre estudantes de Engenharia da USP com jovens de comunidades vizinhas, aumentando nos alunos da Poli a sensibilidade para a realidade de grande parte da juventude brasileira”, explica o professor da Escola Politécnica, Antonio Luis de Campos Mariani, coordenador do Poli Cidadã.

Em dois dias de oficina, 32 meninos e meninas, divididos em oito equipes, discutem e registram seus projetos, estabelecendo características, dimensões, e processos de fabricação dos carrinhos. Em seguida, os carrinhos são fabricados e decorados.

Na última etapa, as equipes serão convidadas a testar seus protótipos em uma bateria especial da tradicional GP Carrinhos de Rolimã da USP, que será realizada no dia 5 de novembro. Ao final, todos os participantes receberão um certificado e o convite “Vamos pensar no futuro?”, feito por meio de um folheto que indica escolas técnicas e cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para aqueles que se sentirem motivados a atuar na área técnica.

Da Assessoria de Comunicação da Poli