Centro de capacitação docente da USP recebe patrocínio norte-americano

Programa de formação docente para ensino na graduação é desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

20/04/2018 - Publicado há 6 anos
Prédio histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP – Foto: Arquivo

O programa de formação docente para ensino na graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP foi escolhido pelo National Board of Medical Examiners (NBME, o conselho norte-americano de examinadores médicos) como um dos três projetos patrocinados pela instituição neste ano.

Trata-se do Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE), recentemente criado pela FMRP, que desenvolve atividades educacionais voltadas aos professores da unidade. O objetivo é o aperfeiçoamento da atuação docente no ensino e avaliação dos estudantes e na organização e gestão dos currículos.

A FMRP receberá US$ 50 mil da instituição norte-americana para investir no CDDE por ter vencido concorrência entre 15 projetos de outros cinco países da América Latina. Sob coordenação dos professores Luiz Ernesto de Almeida Troncon e Valdes Roberto Bollela, o CDDE envolve hoje os cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A ideia é estender as ações aos demais cursos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

No projeto, aprovado pelo conselho, a FMRP coordena atividades comuns com as parceiras UFSCar (cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Unicamp (curso de Medicina), PUC-SP (cursos de Medicina e Enfermagem), UFMG (cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Universidade de Passo Fundo (cursos de Medicina, Farmácia e Medicina Veterinária) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, BA (curso de Medicina). As atividades contarão com a colaboração de membros examinadores do próprio NBME em cursos e oficinas realizadas ao longo do programa 2018.

Por Vitor Neves