Centro da USP em Rondônia inaugura ambulatório de oftalmologia

Espaço atenderá população da região em um raio de 250 km da cidade gratuitamente

26/08/2016 - Publicado há 8 anos
20160826_01_icb
Foto: Divulgação/ICB

Na próxima segunda-feira, 29, será inaugurado um ambulatório de oftalmologia em atenção básica que prestará serviço gratuito no Centro Avançado de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, localizado em Monte Negro, Rondônia.

O ambulatório será o único em um raio de 250 km da cidade e oferecerá serviços para auxilar o diagnóstico de vícios de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), doenças na área externa dos olhos e catarata.

O centro já utiliza o diagnóstico oftalmológico a distância, por meio de tecnologia que permite que o médico elabore o laudo por fotos do fundo do olho do paciente. A colaboração entre médicos de São Paulo e Monte Negro permitiu que o centro resolvesse o problema das filas para atendimento na região.

Para o médico Marcelo Aranha, coordenador do centro, a iniciativa mudará a realidade local. “Atualmente, os pacientes aguardam de três a quatro meses para uma simples consulta oftalmológica em Porto Velho, a 250 km de Monte Negro”, esclarece.

Atualmente, os pacientes aguardam de três a quatro meses para uma simples consulta oftalmológica em Porto Velho, a 250 km de Monte Negro.

A próxima meta do ambulatório é a aquisição de um retinógrafo, equipamento que permitirá exames da retina para diagnóstico de complicações causadas por doenças infecciosas, como toxoplasmose, citomegalovírus e HIV, hipertensão, alterações de colesterol e diabetes.

O espaço foi criado com apoio da Reitoria da USP, da Diretoria do ICB e do Instituto da Visão (Ipepo) da Unifesp. A construção do ambulatório também contou com a doação de equipamentos pela Receita Federal e apoio da Liga Acadêmica de Atenção em Oftalmologia Básica de Porto Velho.

O Centro Avançado funciona desde 1997 prestando atendimento médico e odontológico gratuito e é a quinta unidade do ICB. Conta com um ambulatório especializado para atendimento de doenças tropicais e laboratório de pesquisa.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do ICB