Centrinho deve zerar fila de cirurgias primárias de lábio e palato em SP

A ação, que será de 2 a 6 de outubro, pretende atender todos os pacientes do Estado de São Paulo

 29/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 02/10/2017 as 12:38
Serão realizadas 75 cirurgias primárias durante a primeira semana de outubro – Foto: Assessoria HRAC

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP irá realizar uma força-tarefa para atender toda a demanda de pacientes do Estado de São Paulo para cirurgias primárias de lábio e palato na instituição, entre os dias 2 e 6 de outubro. Com o reforço de um anestesiologista voluntário da ONG Smile Train, parceira do Centrinho, serão realizadas 75 cirurgias primárias durante a semana.

A ação integra a primeira Semana de Fissura da América do Sul e a terceira Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina, promovida pela Smile Train – a maior organização sem fins lucrativos para a causa da fissura no mundo – em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Fundação IDEAH.

O Brasil será um dos sete países participantes, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. O objetivo principal da Semana de Fissura é aumentar a conscientização pública sobre o tema, reunindo renomados profissionais da área no esforço de alcançar mais pacientes que necessitem de cuidados e diminuir a espera pela cirurgia.

No Centrinho, também está programada uma palestra com a escritora Raquel Alves, que nasceu com fissura labiopalatina e foi paciente do hospital. Raquel irá conversar com pais e pacientes sobre como superou e lidou com a fissura em sua vida e como seu pai – o educador e escritor Rubem Alves, falecido em 2014 – a ajudou. Na palestra, serão distribuídos aos participantes exemplares do livro Como nasceu a alegria, que Rubem Alves escreveu para a filha Raquel e fala de uma flor que nasceu com uma pétala partida.

A atividade será na terça-feira, 3 de outubro, a partir das 10 horas. A abertura será realizada pela professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, superintendente do HRAC e diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), e por Mariane Goes, diretora da Smile Train na América do Sul.

Parceria beneficia paciente

O HRAC firmou parceria com a Smile Train, neste ano, com o objetivo de preservar a qualidade do atendimento e de trazer soluções às demandas do local. Com o convênio, o hospital  passou a receber doação de US$ 250,00 da ONG por cirurgia de fissura labiopalatina realizada.

O recurso extra já permitiu investimento na contratação, em setembro, de dois médicos anestesiologistas – que era uma das principais necessidades do Centrinho –, por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).

“Este é o nosso papel como gestor público: buscar inovações e parcerias que beneficiem os nossos pacientes. Estamos muito felizes por conseguir, em um curto período, trazer resultados concretos e positivos”, comemora a superintendente do HRAC, professora Maria Aparecida Machado. “Essa união de esforços será benéfica tanto para a ampliação dos atendimentos como também para incrementar e trazer novas perspectivas em capacitação e pesquisa ao hospital”, completa.

“A ajuda da Smile Train vai contribuir para o excelente trabalho já realizado pela equipe do Centrinho e dará também oportunidade para os profissionais do hospital de participarem dos projetos que desenvolvemos no Brasil e no mundo. Além disso, esses profissionais serão, estrategicamente, referência para treinamento de muitos de nossos parceiros”, destaca a diretora da Smile Train na América do Sul, Mariane Goes.

O HRAC é um dos 38 centros parceiros fixos que recebem apoio da Smile Train no Brasil. Para fazer doações e saber mais sobre a organização, acesse este site.

Da Assessoria de Imprensa do HRAC/Centrinho


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.