Cenografia e direção são caminhos para o ator além da atuação

Rádio USP recebeu a diretora da Escola de Arte Dramática e uma atriz formada para falar sobre a carreira

 10/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 14/05/2018 as 17:35
Luiz Felipe Bianchini e Walmick Campos, alunos da EAD no ensaio da peça O Preceptor – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O programa Abrace uma Carreira do dia 10 de maio convidou a diretora da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP, Sandra Regina Sproesser, para falar sobre a formação e as possibilidades na carreira do ator.

Vinculada à Escola de Comunicações e Artes (ECA), a EAD completou neste mês 70 anos de fundação. Seus palcos já formaram profissionais como Ney Latorraca, Vera Holtz e Cássio Scapin.

“Além da habilitação em interpretação teatral, o aluno também pode optar pelas habilitações em cenografia, direção teatral ou teoria do teatro”, explica Sandra.

Com mais de 35 anos de carreira no cinema, no teatro e na TV, a atriz Eliana Fonseca também participa do programa da Rádio USP e conta um pouco sobre sua trajetória nas artes cênicas. O pai da atriz, além de operário era também palhaço e ator amador. Foi com ele que, aos 8 anos, subiu a primeira vez num palco para um número circense em que interpretava o palhaço Batatinha. Desde então não houve lugar que a deixasse mais feliz e realizada, lembra.

Além do curso técnico da EAD, a USP também oferece os cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Cênicas na ECA.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. A produção e apresentação é da jornalista Miriam Ramos.

Sugestões e perguntas pelos e-mails: abrace@usp.br e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.