Campanha quer levar alunos a competição de econometria em Amsterdã

Para viabilizar participação em disputa mundial, equipe precisa arrecadar R$ 27 mil

15/03/2017 - Publicado há 7 anos
O aluno Elias Cavalcante, durante a segunda participação da USP na competição, em 2016 - Foto: Divulgação
O aluno Elias Cavalcante, durante a segunda participação da USP na competição, em 2016 – Foto: Divulgação/Econ Fund

.

A USP foi selecionada pelo terceiro ano consecutivo para participar do Econometric Game, competição mundial no campo da econometria – ferramenta que faz uso de modelos estatísticos para entender o comportamento econômico. Organizada pela Universidade de Amsterdã, a disputa deste ano acontece entre os dias 5 e 7 de abril. Para viabilizar a participação de sua equipe na competição, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP lançou uma campanha de financiamento coletivo através da plataforma Econ Fund: “Econometric Game 2017”.

No evento, que acontece todo ano, equipes de quatro alunos de pós-graduação de 30 universidades de renome em todo o mundo disputam o título de Campeã Mundial de Econometria. Com a equipe que representará a Universidade na competição já selecionada, a campanha busca arrecadar fundos que cubram os gastos necessários para sua participação na competição, como a compra de passagens aéreas, o pagamento da taxa de inscrição no evento, além de alimentação e transporte.

Conseguir todos os recursos é crucial para a participação deles nesse evento”, ressalta a professora Paula Carvalho Pereda, responsável pela campanha. As contribuições devem ser feitas pelo site da campanha e vão até o dia 27 deste mês. A meta é conseguir R$ 27 mil.

.

Equipe da USP durante a primeira participação da Universidade - Foto: Divulgação
Equipe da USP durante a primeira participação da Universidade – Foto: Divulgação/Econ Fund

Participações anteriores e Econ Fund

Criado em 2016, o Econ Fund é uma plataforma de financiamento coletivo exclusiva para projetos do Departamento de Economia da FEA. A ideia de criá-lo surgiu logo após a primeira participação da USP no Econometric Game, em 2015, ocasião em que, apesar de ter conseguido patrocínio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para custear as passagens e inscrições, não foi possível dar maiores auxílios e melhores condições de participação aos alunos durante a viagem.

Para Paula, muita coisa mudou para melhor desde sua criação, inclusive o maior engajamento dos alunos de pós-graduação para concorrer à uma vaga na equipe. “Além da questão financeira, em que a gente conseguiu se sobrepor a uma dificuldade do país com a ajuda de todos, eu acho que teve esse apelo de toda a comunidade, dos alunos que foram e de ex-alunos, que trouxe muito entusiasmo”, afirma.

Contribua

As informações detalhadas do projeto, da competição, da equipe da USP, entre outras, encontram-se no site do Econ Fund. Para maiores esclarecimentos, envie um e-mail para econfund@fipe.org.br ou telefone para o número (11) 3093-0951.