Advogado é ator do sistema jurídico, diz professor no Abrace uma Carreira

Professor da Faculdade de Direito da USP falar sobre a carreira de advogado

 11/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/06/2017 as 15:40

A jornalista Miriam Ramos  convidou o professor Gustavo Justino de Oliveira, da Faculdade de Direito da USP, para responder dúvidas sobre a carreira de advogado. De acordo com ele, “é necessário muita psicologia para ser advogado, e infelizmente isso não é ensinado na maioria dos cursos. O advogado  é um grande curioso e  ator de um grande sistema jurídico”.

Ele dá dicas para quem pretende seguir a carreira: “Conhecer o cliente, saber  o que ele está falando, assim como o que ele não está falando, é importante para o profissional da advocacia”. O professor Gustavo de Oliveira diz ainda que a aptidão para ler é fundamental, porque a carga de leitura é bastante pesada, sempre há livros e textos para se ler e se atualizar. No começo da carreira, há muita pesquisa, diligência em fóruns  e acompanhamentos de processos e protocolos.

Os desafios são muitos, segundo ele. Por isso, fazer cursos e manter  interesse na carreira é fundamental. Ouça o programa Abrace uma Carreira e saiba mais sobre a profissão de advogado.

Bloco 01

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

Bloco 02

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

Bloco 03

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

 

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas por e-mail, telefone ou pela plateia nos auditórios. Participam ainda estudantes da área, que compartilham suas expectativas ao abraçar uma carreira e relatam as dificuldades que encontram para concretizar esse sonho. O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.
Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.