As particularidades da clínica médica no Abrace uma Carreira

Programa orienta o ouvinte a respeito das diferenças entre clínica médica e clínica geral

 04/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/06/2017 as 15:43
Foto: Amanda Mills via CDC
Foto: Amanda Mills via CDC

Para tratar do tema “clínica médica” em seu programa Abrace uma Carreira, a jornalista Miriam Ramos convidou o dr. Rodrigo Dias Olmos, médico assistente da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP, e professor doutor do Departamento de Clínica Médica. Entre outras coisas, ele  explica as diferenças existentes entre um clínico médico e um clínico geral.

Um ponto a ser observado é o de que a Clínica Médica tem seu espaço em hospitais. O clínico tem contato com pessoas que, em sua maioria, apresentam problemas de saúde  mais graves  do que as que comparecem a uma consulta com um clínico geral.

A  Clínica Geral, por sua vez,  é uma prática desenvolvida em consultórios de saúde, postos e ambulatórios. No Brasil, costuma-se referir  ao clinico geral como um técnico que não fez especialidade , já que no Brasil a residência não é obrigatória.

Ouça o programa e conheça melhor a carreira de Clínica Médica

Bloco 01

Clique aqui para fazer downloadlogo_radiousp

Bloco 02

Clique aqui para fazer downloadlogo_radiousp

Bloco 03

Clique aqui para fazer downloadlogo_radiousp

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas por e-mail, telefone ou pela plateia nos auditórios. Participam ainda estudantes da área, que compartilham suas expectativas ao abraçar uma carreira e relatam as dificuldades que encontram para concretizar esse sonho. O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.
Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.