Arquiteto financeiro e matemático social: o que faz um atuário?

Professores do curso de Ciências Atuariais da USP falam sobre este profissional especialista em riscos

 14/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/06/2017 as 18:56
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Seguros e previdência são as áreas mais lembradas quando se fala de ciências atuariais, porque envolvem a palavra-chave desta profissão: riscos. O atuário é um especialista em medir e administrar riscos e, para isso, precisa entender conceitos de economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística.

No dia 14 de abril, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, conversou com Bruno Meirelles Salotti, coordenador do curso de Ciências Atuariais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e com a professora do curso Ana Carolina Maia.

Eles explicaram o que é a atuária e esclareceram que para além de seguros e previdência, várias atividades da economia envolvem a gestão de riscos. Assim, o profissional pode desenvolver um trabalho importante em companhias de capitalização, instituições financeiras e empresas ligadas à indústria e ao comércio.

O curso de Bacharelado em Ciências Atuariais da USP é noturno e dura oito semestres. No último processo seletivo, foram oferecidas 35 vagas pela Fuvest e 15 vagas pelo Sisu, que utiliza a nota do Enem. Leia mais informações sobre o curso no site da FEA.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 02

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 03

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

 

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.