Aluna de nutrição da USP participa de evento da ONU sobre alimentação

Alícia Gomes foi selecionada para apresentar, junto a representantes de outras sete universidades de todo o mundo, novas perspectivas e desafios em segurança alimentar e nutricional

23/12/2016 - Publicado há 7 anos
20161223_Simposio_FAO
Sessão dos estudantes contou com representantes de oito universidades de todas as regiões do mundo – Foto: Divulgação

No início de dezembro, a estudante de Nutrição da USP Alícia Gomes participou de um simpósio internacional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, na Itália.

A aluna da Faculdade de Saúde Pública (FSP) foi selecionada para apresentar, junto a representantes de outras sete universidades de todo o mundo, novas perspectivas e desafios em segurança alimentar e nutricional enfrentados por cada região durante a sessão dos estudantes do evento.

Assista ao vídeo completo e legendado da apresentação da aluna

Alícia falou sobre o direito humano à alimentação adequada e comentou as constantes ameaças à soberania alimentar da região e do corte de investimento público nas áreas de educação pesquisa.

Uma em cada três pessoas é acometida por alguma forma de má nutrição, seja ela desnutrição, fome oculta (deficiência de micronutrientes) ou excesso de peso. Esse é o cenário epidemiológico que FAO considerou ao declarar Sistemas Alimentares Sustentáveis para Dietas Saudáveis e Melhoria da Nutrição o tema deste simpósio, em sua sede em Roma, ocorrido nos últimos dias 1 e 2 de dezembro.

A delegação brasileira no evento contou ainda com o professor Carlos Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Saúde e Nutrição (Nupens); Elisabetta Recine, importante liderança do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e Eduardo Nilsson, representante do Ministério da Saúde e também aluno de doutorado em Saúde Global na USP.

O objetivo do simpósio foi fomentar a troca de experiências de sucesso entre países membros sobre a implementação de sistemas alimentares sustentáveis e que apoiem a melhoria da qualidade da alimentação da população, além da atualização de ações já realizadas e as que ainda serão implementadas pelos países no sentido de cumprir com os compromissos da Conferência de 2014 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável firmados em 2015.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FSP