Agentes de segurança da USP têm curso sobre diversidade sexual

Nos meses de novembro e dezembro, servidores de vários campi participaram da iniciativa do USP Diversidade

Por - Editorias: Universidade
Imagem: Divulgação

.
Segurança e cidadania para toda comunidade, principalmente lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais (LGBTQIA), foram os temas que guiaram um curso voltado a servidores da guarda universitária, agentes de vigilância e vigias prediais dos diversos campi da USP, realizado durante os meses de novembro e dezembro.

A realização é do programa USP Diversidade, vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Segundo a coordenadora do programa e idealizadora do curso, professora Ana Paula Morais Fernandes, o objetivo é sensibilizar os profissionais sobre a temática da diversidade sexual, contribuir para a redução e prevenção da homofobia e transfobia, oferecer conhecimentos sobre a população LGBTQIA e promover a capacitação para o atendimento humanizado e qualificado. “A ideia é contribuir para eliminar formas de preconceito, discriminação e violência, e promover uma Universidade solidária e inclusiva.”

O curso foi realizado nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Professora Ana Paula Morais Fernandes (ao centro) e profissionais do campus Butantã – Foto: Divulgação

.
A USP se preocupa com a educação qualificada de seus alunos para formação de profissionais capacitados técnico-cientificamente e também para a formação fundamentada na cidadania, afirma a coordenadora da iniciativa. “Nesse sentido, o programa USP Diversidade acredita que o respeito à diversidade, como atributo para inclusão e solidariedade, implica atitudes proativas cotidianas que reduzem a discriminação, desigualdades e preconceitos, e fortalecem a construção de uma comunidade universitária solidária e cidadã”, afirma Ana Paula.

Mais informações: http://prceu.usp.br/programa/usp-diversidade/