Desafio científico estimula empreendedorismo na academia

O “Biomaker Battle” dura apenas um dia e é voltado às ciências da vida; inscrições até 21 de abril

 19/04/2017 - Publicado há 7 anos

A Agência USP de Inovação (Auspin), em parceria com a Biominas Brasil, instituição que busca promover negócios de impacto em ciências da vida, realizará no dia 24 de abril um desafio científico para projetos e pesquisas oriundos de universidades e centros de pesquisa brasileiros.

O Biomaker Battle, que tem duração de apenas um dia, tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade de trabalhos científicos, bem como criar oportunidade para a aplicação prática dessas pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de saúde humana, meio ambiente, agronegócio e saúde digital.

O desafio busca mostrar como é possível levar a ciência desenvolvida dentro da academia para o mercado e como pode ser o processo de aplicação e transformação da pesquisa em negócio. A iniciativa criada pela Biominas tem o objetivo de estabelecer um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação dentro da Universidade, aproximando a academia do setor privado, por meio do Movimento Maker, que é a versão tecnológica da cultura Faça-Você-Mesmo (Do It Yourself). A aplicação da cultura maker nas áreas de ciências da vida tem o propósito de empoderar o pesquisador, dando novo sentido e protagonismo para o seu trabalho científico.

A parceria da Biominas com a Auspin, com a Engenho Maker e com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP fortalece a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido pela Universidade em prol do desenvolvimento socioeconômico do País. Valores presentes na política de inovação tecnológica da Universidade.

Sobre o Biomaker Battle Edição USP

Serão selecionadas 15 equipes que participarão de workshops de curta duração e mentorias rápidas com especialistas. As equipes serão desafiadas a usar o conteúdo dessas atividades para construir um modelo de aplicação das suas pesquisas na resolução de um problema que afeta uma ou mais áreas de ciências da vida. No final do dia, cada equipe fará uma apresentação rápida com as principais informações que demonstram o potencial da sua pesquisa para uma banca de avaliadores, que escolherá a equipe vencedora.

As inscrições, que custam R$ 30, vão até 21 de abril e podem ser feitas no site biostartuplab.org.br/biomaker-battle- inscricoes/. A taxa de inscrição será paga somente após a seleção das equipes.

O evento ocorrerá no dia 24 de abril, das 8h30 às 18h, no Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana, São Paulo-SP).

Para mais informações acesse: biostartuplab.org.br/biomaker-battle- inscricoes/

Com informações da Agência USP de Inovação


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.