Advogado: profissão ligada às ideias de igualdade e liberdade

Programa Abrace uma Carreira fala sobre as possibilidade profissionais para quem se forma em Direito

09/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/06/2017 as 15:26
Prédio da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto – Foto:

O Direito é a ciência que cuida do cumprimento das leis jurídicas de um país. As possibilidades de carreira são ampla, inclui advocacia, pública ou privada, a Magistratura (juiz), o Ministério Público (promotoria), Delegado de Polícia, a docência e a pesquisa. A formação geral ainda abre a possibilidade de ampla atuação no assessoramento a empresas, no Brasil ou no exterior, sindicatos, partidos políticos, organizações não governamentais, jornalismo ou órgãos públicos em geral, nos níveis federal, estadual e municipal.

Para seguir uma carreira jurídica é obrigatório obter um diploma de bacharel em Direito em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mas qual a história que acompanha o surgimento dessa profissão e quais são as possibilidades de atuação no mercado? Esse é o tema do programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, do dia 8 de junho.

O convidado é Marcus Orione Gonçalves Correia, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP.

Ouça o programa na íntegra:

BLOCO 01

BLOCO 02

BLOCO 03

Clique aqui para fazer o download

A USP possui dois cursos de Direito, um oferecido em São Paulo e outro em Ribeirão Preto. E existe diferenças curriculares entre eles:

O curso de Direito em São Paulo é um dos mais tradicionais do Brasil, existindo desde 1827, e ocorre em dois períodos distintos, o matutino e o noturno. A duração é de 10 semestres. O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e optativas eletivas, que abrangem diversas áreas, tais como: direito civil, direito comercial, filosofia e teoria geral do direito, direito do trabalho e da seguridade social, direito do estado, direito processual, direito econômico, tributário e financeiro, direito internacional e comparado, direito penal, medicina forense e criminologia.

Já o curso de Direito em Ribeirão Preto está entre os mais atualizados do País em razão de sua criação recente (2007) e da preocupação do projeto pedagógico com a formação de pesquisadores e profissionais  qualificados. O curso estrutura-se em cinco anos em período integral, sendo o 1º ano com disciplinas de formação básica, para a compreensão de fatores sociais/econômicos que condicionam o fenômeno jurídico.

Do 2º ao 4º ano, são disciplinas técnico-jurídicas, como direito constitucional, internacional, administrativo, processual, civil, penal, comercial entre outras áreas. Com disciplinas obrigatórias, como direito da saúde, direito do consumidor, direito
ambiental e direito da propriedade intelectual; o aluno ainda pode desenvolver projetos de iniciação científica e realização de estágio obrigatório. No 5º ano, a grade torna-se integralmente flexível e o aluno pode escolher entre disciplinas eletivas. N

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.
Mais informações: e-mail  miriamramos@usp.br