Abrace uma Carreira vai ao divã do psicólogo

Chegou a vez da carreira de psicólogo ser abordada no programa, que entrevistou dois profissionais da área

 05/01/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/09/2017 as 18:17

A carreira de psicólogo  encerrou o Abrace uma Carreira do mês de Janeiro. A jornalista Miriam  Ramos entrevistou Marilene Proença Rebelo de Souza, diretora do Instituto de Psicologia, e Filipe Ramos ,terapeuta analítico comportamental e especialista em Transtorno do Espectro Autista.

Foto: Jeso Carneiro via Visual Hunt
Foto: Jeso Carneiro via Visual Hunt

“O curso de psicologia na USP é de 5 anos , ou seja, 10 semestres, e forma um profissional generalista ,que pode atuar nas mais diversas áreas”, explica Marilene.  A área de docência  da Psicologia é importante no nível técnico, nos institutos federais e no ensino superior.

Com experiência na área clínica, o psicólogo Filipe Ramos afirma que “ o atendimento do psicólogo, na escola ou na  casa do autista, abrange toda a família que precisa desse acolhimento. Muitos pais não sabem  qual caminho seguir quando recebem esse diagnóstico”.

O profissional de Psicologia precisa aprender a se colocar na situação do outro, e também deve fazer sua própria terapia e caminhar no sentido do auto conhecimento.

 

Ouça na íntegra o programa Abrace uma Carreira:

Bloco 1

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 2

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 3

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.