Vacinas contra zika mostram eficácia em macacos e serão testadas em humanos

O desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra o vírus zika é considerado uma prioridade para a saúde mundial

 04/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 22/08/2016 as 13:12

A revista científica Science acaba de publicar em sua edição online o artigo Múltiplas plataformas vacinais mostram eficácia na proteção de macacos Rhesus contra o zika.

Este é mais um resultado da colaboração liderada pelo Centro de Virologia e Pesquisa em Vacina de Harvard, da qual participa o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O objetivo é chegar rapidamente a uma vacina contra o zika.

Foram testados três tipos diferentes de vacinal em macacos Rhesus. A partir de outubro, uma delas será utilizada nos primeiros ensaios clínicos com humanos.

Assista à entrevista do Núcleo de Divulgação Científica da USP com os autores Dan H. Barouch (Harvard), Rafael A. Larocca (ICB); Paolo Zanotto (ICB) e Jean Pierre Peron (ICB):

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.