Inteligência Artificial é usada para criar tecnologias e novos vidros

Em São Carlos, equipes de profissionais buscam inovações no desenvolvimento de vidros ainda não existentes

 05/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:27
Desde objetos simples até alguns itens complexos contam com o vidro como principal componente – Foto: Bengt Oberger/Wikimedia Commons
O vidro é um material muito utilizado na produção dos mais variados objetos: copos, telas, janelas, paredes, próteses oculares e muitos outros itens o têm como principal componente. Pensando na importância desse material, alguns grupos de pesquisadores iniciaram estudos acerca do uso da matemática para produzir essa substância e do uso da Inteligência Artificial para antecipar algumas de suas características.
O Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (Certev) e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), ambos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) – financiados pela Fapesp e localizados em São Carlos (SP), estão trabalhando juntos no desenvolvimento de novas tecnologias que irão gerar novos tipos de vidros. Um vídeo produzido pela parceria explica a pesquisa e conta com entrevistas com alguns dos cientistas que encabeçam o projeto.
No ano passado, o coordenador do Certev, Edgar Zanotto, deu início à parceria, que já obteve resultados na área de Estatística com soluções para modelar a viscosidade do material. Agora, a intenção é utilizar a Inteligência Artificial para prever algumas propriedades dos vidros, como a resistência mecânica e o coeficiente de expansão térmica.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Cemeai

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.