Peças para cravo, violino e uma cantata estão em “Manhã com Bach”

Programa apresenta quatro obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O programa Manhã com Bach, que foi ao ar nos dias 4 e 5 de novembro de 2017, apresentou quatro obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): o Prelúdio e Fuga Número 18 em Sol Sustenido Maior (BWV 887), o Prelúdio e Fuga Número 19 em Lá Maior (BWV 888)  – ambos do livro 2 de Das Wohltemperierte Klavier (O Teclado Bem Temperado) -, a Sonata para Violino e Cravo em Si Menor (BWV 1014) e a cantata Was frag ich nach der Welt, “O que eu busco no mundo” (BWV 94).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Fumaça e sombra

A cantata Was frag ich nach der Welt, “O que eu busco no mundo” (BWV 94), foi apresentada pela primeira vez, em Leipzig, no dia 6 de agosto de 1724. Baseada num poema do poeta barroco alemão Balthasar Kindermann, do século 17, a letra dessa cantata explora o contraste entre o mundo, que é Rauch und Schatten (fumaça e sombra), e a paz em Deus.

Isso está expresso já na primeira estrofe da cantata:

                  Was frag ich nach der Welt                         O que eu busco no mundo

                  Und allen ihren Schätzen                             E em todos os seus tesouros

                  Wenn ich mich nur an dir                            Se eu me deleito

                  Mein Jesu, kann ergötzen?                           Meu Jesus, apenas em ti?

Entretanto, como afirma o musicólogo alemão Alfred Dürr, um mundo que produz composições tão maravilhosas como essa cantata não pode ser tão desprezível como quer nos fazer crer o poeta barroco.

No programa, ela foi interpretada pela Orquestra Barroca de Amsterdã e Coro, sob a regência de Ton Koopman. Os dois pares de prelúdios e fugas de O Teclado Bem Temperado foram executados por Gustav Leonhardt e a sonata para violino e cravo teve interpretação dos músicos ingleses Rachel Podger (violino) e Trevor Pinnock (cravo).

Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, pela Rádio USP (93,7 MHz).

 

 

 

 

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados