Murilo Rubião e as arquiteturas do fantástico

Primeiro autor a enveredar pelo fantástico, cuja obra é constantemente associada a Franz Kafka

 16/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 08/05/2018 as 16:35
Por
Imagem: Divulgação/Murilo Rubião

 

O programa entrevista Ricardo Iannace, autor do livro Murilo Rubião e as arquiteturas do fantástico, publicado pela Edusp – Editora da Universidade de São Paulo. Murilo Eugênio Pinto Rubião é um  escritor extremamente raro no panorama literário brasileiro. Foi o primeiro autor a enveredar pelo fantástico e sua obra é constantemente associada a Franz Kafka.

Ele também atuou na polícia. Em 1951 ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek. Posteriormente, de 1956 a 1961, exerceu o cargo de adido cultural na Espanha e a partir de 1966 foi designado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial de Minas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgido no País.

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

O programa Biblioteca Sonora vai ao ar às terças-feiras, às 17h, com reprise no sábado, às 16h, e às segundas-feiras, à 1h. A produção é de Marcello Bittencourt.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.