Mudanças climáticas estão colocando em risco futuras gerações

A poluição, as queimadas e o desmatamento estariam na lista dos principais elementos causadores das mudanças climáticas

 15/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:10
Por

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com o professor José Marengo, cientista peruano radicado há mais de 20 anos no Brasil, chefe da Divisão de Pesquisas do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, pesquisador e professor titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O professor Marengo explica quais as diferenças entre fenômenos naturais, que são aqueles que não podem ser evitados, e as alterações climáticas, como o aquecimento global que está acontecendo por falta de “cuidado e educação” da população no mundo.  

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as principais causas do aquecimento global estão relacionadas com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras.

Ele atenta, também, que é necessário que o ser humano mude radicalmente os pensamentos e costumes na próxima década, pois a natureza não está mais conseguindo se adaptar e a temperatura do planeta já aqueceu uma média de 5°C.

Por: Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.