Educação Ambiental por Paulo Freire

A pedagogia Freireana se aproxima da pedagogia ambiental a partir da valorização que Paulo Freira dava à relação do ser humano com o mundo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Clique aqui para fazer o download  

O Ambiente É o Meio desta semana entrevista o professor Ivo Dickmann, do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Chapecó (Unochapecó),. que fala sobre a importância do pensamento de Paulo Freire para a educação socioambiental, tendo como referência a obra “Pedagogia da Autonomia”.

Paulo freire se formou em direito e se tornou o terceiro autor mais citado no mundo. Dickmann conta que concluiu em seus estudos que Paulo Freire valorizava a importância da relação do ser humano com o mundo e que isso é o principal link que permite fazer a aproximação da pedagogia Freireana com a pedagogia ambiental.

Segundo o pesquisador, o método de Paulo Freire é uma grande contribuição para a educação mundial, pois mudou os rumos da educação. Freire também foi lembrado por ter feito críticas aos métodos da época. “Eu acredito que o método, que é o diálogo, sem dúvida é uma contribuição para a educação ambiental”, conclui.

 

Por: Paulo Henrique Moreno

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados