Diabetes mellitus é tema no “Saúde sem Complicações”

A doença é comum entre os brasileiros e costuma afetar crianças e adultos



O programa Saúde sem Complicações desta semana traz a professora Maria Cristina Foss de Freitas da Divisão de Endocrinologia, Metabolismo e Nutrição do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A professora explica que o Diabetes mellitus é uma doença crônica e progressiva decorrente de distúrbios no metabolismo envolvendo principalmente o pâncreas e o fígado. De acordo com ela, aproximadamente 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil.

A doença é dividida em tipos 1 e 2: o  primeiro acomete crianças e jovens possuindo sintomas clássicos como excesso de sede, urinar com frequência, perda de peso, fome excessiva e ocorre pela falta de produção de insulina, o segundo geralmente é assintomático e ocorre por um defeito na produção da secreção de insulina, sendo mais comum em adultos.

O programa Saúde sem Complicações é produzido e apresentado pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Giovanna Grepi, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana e direção de Rosemeire Soares Talamone.

Por: Maria Julia Petroni

 

Textos relacionados