Cálculo renal atinge 10% da população

Estudo metabólico e tratamento podem reduzir a frequência de formações dos cálculos

 03/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:34
Por
Logo da Rádio USP

Saúde sem Complicações desta semana recebe o professor Osvaldo Merege Vieira Neto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Ele também é coordenador da enfermaria e preceptor da residência médica de Nefrologia do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP). 

Ele fala sobre cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, uma concreção formada nas vias urinárias que pode ter diversas causas, como nutrição, distúrbios metabólicos ou hidratação. Quando formado o cálculo, o corpo humano tenta expeli-lo, causando muita dor.

De acordo com o professor, esses casos são os mais comuns relacionados aos rins e podem afetar cerca de 10% da população. Normalmente, estão ligados ao alto consumo de sal e proteína. Outro fator é a água, com a baixa ingestão a urina fica concentrada e pode levar à formação de pedras. “A água dilui os sais da urina.”

Além desses fatores, o histórico familiar também influencia no aparecimento dos cálculos, que pode caracterizar distúrbios metabólicos como excesso de eliminação de cálcio e ácido úrico na urina ou falta de substâncias protetoras da urina.

Vieira Neto ainda fala sobre a importância do estudo metabólico para descobrir o motivo da formação em pessoas que sempre têm cálculo. Esse estudo é feito por um nefrologista, que passará o tratamento, seja com dieta ou com medicamento, que diminuirá a frequência das pedras.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.