As obras do professor Ivan Vilela no Revoredo

Ivan Vilela é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e possui inúmeros trabalhos com a viola caipira

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Clique aqui para fazer o download

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Ivan Vilela na viola caipira. Ele é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Ivan, diz o maestro José Gustavo Julião de Camargo, no CD Dez Cordas desenvolve um trabalho com a viola caipira em que é executada tradicionalmente nos cinco pares de cordas e também de maneira muito particular nas dez cordas individualmente.

No programa, é apresentado Valsinha de Vinícius de Moraes e Chico Buarque; Doma, de Almir Sater e Zé Gomes, com participação  do Sax Soprano com Mané Silveira. Também, Eleanor Rigby de Jonh Lennon e Paul McCartney; e Ponteio de Edu Loboe Capinam arranjo feito por Ivan com a participação de Elias Kopcak, João Paulo Amaral e Rodrigo Nali.

Em 2015, o músico lançou o livro Cantando a própria história: música caipira e enraizamento, lançado pela EDUSP, que traz a evolução da viola desde suas origens árabes e ibéricas até os dias atuais. O livro ainda detalha aspectos técnicos do instrumento, riqueza de variações e afinações.

O Programa Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

 

Por Giovanna Grepi

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados