As emoções nos ajudam a tomar decisões

Em geral, as emoções protegem os seres humanos, evitando ou afastando-o de perigos, e dando pistas dos caminhos a serem tomados

08/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 05/10/2017 as 14:46

A emoção é uma experiência subjetiva, associada a temperamento, personalidade e motivação. Ela protege o ser humano, evitando ou afastando-o de perigos, e de certa forma opera como um mecanismo básico de tomada de decisões. Mas e quando a pessoa passa por alguma emoção forte, um estresse inesperado? Como lidar com a nova realidade? O uso de medicamentos para controlar as emoções é indicado?

Quem nos explica é o Dr. Ricardo Amaral, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Logo da Rádio USP

Produção e apresentação: Cido Tavares