Acidentes de trânsito e suas implicações

Boletim “Saúde do CEPER” aponta gasto de R$ 3,95 milhões do SUS em Ribeirão Preto, somente com acidentes de trânsito

O Saúde sem Complicações desta semana discute a questão médica e financeira dos acidentes de trânsito com o professor André Lucirton Costa, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp), e o médico Maurício Godinho, da Divisão de Cirurgia e Trauma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), ambos da USP.

Lucirton Costa afirma que acidente de trânsito é um problema de saúde pública e de organização da sociedade, porque pode ser evitado. Em Ribeirão Preto, as internações hospitalares por esse motivo consumiram R$ 3,95 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) entre novembro de 2016 e novembro de 2017, segundo o boletim Saúde do CEPER (Centro de Pesquisa em Economia Regional da Fundace).

Godinho revela que os atropelamentos estão relacionados aos acidentes graves no trânsito. Assim, pela altura que o veículo atinge, especialmente nas crianças, pode envolver lesões na bacia, tronco e crânio. “Os eventos de trânsito são os mais frequentes em relação à gravidade e associados a maior mortalidade e sequela”, completa.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Giovanna Grepi, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações com o professor André Lucirton Costa e o médico Maurício Godinho.

Por: Giovanna Grepi

 

 

https://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-desenhos-animados-do-acidente-de-tr%C3%A2nsito-image39324434

Textos relacionados