Richard Serra e sua relação com o “site specific” em escultura
Guilherme Wisnik homenageia o escultor norte-americano que se notabilizou pela ideia de trabalhar uma peça para um lugar e um contexto específicos
Guilherme Wisnik homenageia o escultor norte-americano que se notabilizou pela ideia de trabalhar uma peça para um lugar e um contexto específicos
Para Guilherme Wisnik, esse ressentimento crescente, acompanhado de autoritarismo, responde, de certa maneira, a uma dinâmica destrutiva do capitalismo tardio
Na comparação que faz entre as duas cidades, Guilherme Wisnik conclui que a prevalência hoje, na discussão do urbanismo, é a afirmação dos interesses privados sobre o bem público
Raquel Rolnik critica o projeto que prevê o prolongamento da margem esquerda da Marginal Pinheiros, no canal do rio Jurubatuba
Guilherme Wisnik comenta a doação desse espaço cultural, gesto que acredita sinalizar um novo momento para o País, que passa assim a se responsabilizar pelo seu patrimônio cultural
Guilherme Wisnik, ao constatar que o espaço público no Brasil é sempre muito fragilizado, observa que a praia urbana, de certo modo, redime essa condição, o que é algo muito visível sobretudo durante a festa popular do Carnaval
“Nós temos dinâmicas muito singulares, que têm a ver com a nossa história de escravidão e a perpetuação dessa violência da escravidão nas estruturas patrimonialistas da nossa sociedade”, diz Guilherme Wisnik
Guilherme Wisnik aborda as contradições advindas de uma modernidade que estabeleceu um pacto fáustico com a tecnologia e que hoje se depara com um desafio, o de como tratar o futuro desenvolvimento do planeta
Em sua coluna de hoje (16), Guilherme Wisnik externa sua preocupação com as mudanças que alteram o clima de todo o planeta e que ele atribui em parte ao capitalismo, “com sua lógica predatória de exploração até o limite dos recursos”
O filme registra a gravação do disco homônimo, a partir do material bruto captado em Los Angeles em 1974
No seu livro mais recente, Ailton Krenak se contrapõe à noção de humanidade como algo inerente a todos, pois existe uma sub-humanidade que nunca é incluída e que é sempre alvo de violência
Guilherme Wisnik fala sobre o novo filme de Kleber Mendonça Filho, que considera sutil e muito pessoal, revelando “uma sensibilidade no limite da nostalgia”
Guilherme Wisnik entende tal generosidade como a construção de edifícios com grandes vãos, suspensos no ar – como o Masp -, abrindo para uso público o espaço do térreo
Guilherme Wisnik se refere à curadoria do pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, pela primeira vez premiada com o Leão de Ouro. A dupla de curadores realizou uma palestra na FAU
Guilherme Wisnik faz essa afirmação na crença de que o ex-presidente, por ter manobrado para corroer a democracia brasileira por dentro, por pouco não conseguindo, merece uma punição exemplar
Guilherme Wisnik destaca a obra, dirigida por Lucas Weglinski e Joaquim Castro, que refaz o caminho desde o surgimento do grupo amador formado por estudantes da Faculdade de Direito da USP
Guilhermwe Wisnik destaca a capacidade de Zé Celso de refazer o Teatro Oficina tantas vezes, até se firmar como um lugar de resistência no bairro do Bixiga contra a especulação imobiliária
Guilherme Wisnik diz que o plano, da forma como foi aprovado, permite uma verticalização desenfreada da cidade, assim como elimina a dimensão da regra
Guilherme Wisnik comenta a obra “A Razão dos Centavos”, na qual o arquiteto e urbanista Roberto Andrés procura analisar a complexidade daquele movimento que, de certo modo, transformou a vida política do País
Guilherme Wisnik celebra o fato de que o legado do arquiteto e urbanista brasileiro possa estar acessível a um público mais amplo