Lideranças e sistema político comprometem qualidade do voto

Brasileiro é interessado, mas postura de autoridades e entraves eleitorais afastam possibilidade de mudança

 26/05/2017 - Publicado há 7 anos

Para o doutor em Ciência Política e diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Manuel Galdino, a perda de credibilidade das instituições devido às suas lideranças é preocupante para a democracia do País.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ele avalia que mudanças substanciais podem acontecer quando o movimento é espontâneo e promovido por pautas comuns de insatisfação, a exemplo de 2013. No entanto, não se verifica isso hoje diante da grande polarização.

Além disso, o doutor explica que a demanda da população pelo combate à corrupção pode chegar à saturação, assim como ocorreu na Itália com a Operação Mãos Limpas. Ele afirma que o importante é encontrar medidas não apenas de punição, mas também de prevenção da corrupção.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.