Artigos revisionais apontam relação da obesidade com casos graves da covid-19

Hospitalizações, casos graves, intubações e óbitos estiveram associados aos pacientes obesos com covid-19

 10/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por

 

Na coluna de hoje (10), o professor José Carlos Farah nos apresenta dados de artigos revisionais relacionando a obesidade com as formas graves de covid-19. Um desses artigos, Obesidade como fator agravante da covid-19 em adultos hospitalizados, divulgado na Acta Paulista de Enfermagem, selecionou quatro estudos indicando a prevalência da obesidade em sua relação com a doença; dois estudos associaram a obesidade ao desenvolvimento da covid-19 grave; três estudos associaram a obesidade à necessidade de ventilação mecânica; e outros três estudos associaram a obesidade à mortalidade por covid.

Por fim, o professor Farah explica que, embora a obesidade seja  considerada um fator de risco importante para o agravamento da covid, ela pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física.

Fontes

Artigo Acta-ape.org

Artigo endócrino.org.br

Matéria Agência Fapesp


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.