USP promove mais uma edição da Feira das Profissões entre os dias 24 e 26/8

A feira é uma oportunidade para que os estudantes conheçam os cursos de graduação oferecidos pela Universidade

15/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/08/2017 as 12:27
Professores e alunos da USP participam como monitores nos estandes das Unidades de Ensino e Pesquisa (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A USP promove, entre os dias 24 e 26 de agosto, a 11ª edição da Feira das Profissões, no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), em São Paulo (av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda, em frente ao Zoológico de São Paulo). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

O evento reúne Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade, distribuídas em estandes com alunos e professores da USP, que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos visitantes sobre os cursos de graduação oferecidos, carreiras, profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e especializações.

A feira também é uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular e os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação, etc.) oferecidos pela Universidade.

Uma das atrações do evento são as oficinas de orientação vocacional organizadas pelo Instituto de Psicologia (IP), que também realizará workshops para professores e coordenadores de ensino com o intuito de auxiliá-los na maneira adequada de trabalhar com as informações recebidas por seus alunos durante a feira.

Além dos estandes e da orientação vocacional, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como o Planetário Digital, que apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia, que também conta curiosidades e tira dúvidas; o Show da Física, que realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas; a Célula Gigante, estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi e mitocôndrias; a Barraca Boca criada por professores do curso de odontologia, é uma ferramenta lúdica para o ensino da odontologia que simula todas as partes da cavidade bucal; e o jogo virtual Remo Indoor, que simula uma regata de remo.

Para alimentação, a edição deste ano contará com uma estrutura de food trucks.

A participação na feira é totalmente gratuita, mas, para controle de fluxo e comodidade dos interessados, é sugerido que escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site da Pró-Reitoria.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3091-3511  e 3091-3348  ou pelo e-mail uspprofi@usp.br.

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU)