USP Lectures debate a problemática da vacina contra o HIV

A Pró-Reitoria de Pesquisa promove, no próximo dia 10 de abril, mais uma palestra da série USP Lectures

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

profA Pró-Reitoria de Pesquisa promove, no próximo dia 10 de abril (segunda-feira), às 15h, mais uma palestra da série USP Lectures, com o pesquisador e imunologista da Rockfeller University, Michel Claudio Nussenzweig (foto), que falará sobre a problemática da vacina contra o HIV.

Nussenzweig, que é brasileiro, tem formação pela New York University, pela Rockfeller University e pela New York University School of Medicine, com pós-doutorado na Harvard Medical School.

Especialista em imunologia molecular, o cientista tem se dedicado à pesquisa sobre os sistemas imunológicos adaptativo e inato, com foco no estudo de linfócitos B, anticorpos do HIV-1 e células dendríticas. É responsável pelo Laboratório Multidisciplinar de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética da Rockfeller University. Trabalhando com anticorpos, descobriu moléculas capazes de neutralizar uma vasta gama de variedades do vírus da Aids e obteve sucesso ao tratar cobaias.

Este será o quarto evento do programa USP Lectures. No dia 30 de janeiro, o professor e pesquisador em Química da Universidade de Nottingham, Martyn Poliakoff, falou sobre a importância da fotoquímica para um futuro mais verde.

No ano passado, em agosto, o professor do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área de mudanças climáticas, ministrou a palestra “O Antropoceno: o homem no centro da nova era geológica e suas consequências”.

Em outubro, foi a vez do professor de Língua e Cultura Japonesa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Shigeru Miyagawa, especialista em educação a distância.

O USP Lectures segue a mesma orientação do programa USP Talks, lançado em abril do ano passado. Como explica o pró-reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, “a Pró-Reitoria de Pesquisa está consolidando ambientes para a discussão de assuntos importantes para diferentes plateias, especializadas ou não. O programa USP Lectures complementa o USP Talks e visa explorar e disseminar a experiência de um especialista em um tema relevante para a comunidade acadêmica”.

O evento tem entrada gratuita e será realizado no dia 10 de abril (segunda-feira), às 10h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo). Não há necessidade de inscrição prévia.

(Foto: Divulgação)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados