USP coordena rede internacional de universidades

A UGPN é formada pela USP, Universidade de Surrey, Universidade Estadual da Carolina do Norte e Universidade de Wollongong

19/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/04/2018 as 14:57
O presidente da Aucani, Raul Machado Neto, tomou posse como novo coordenador da UGPN – Foto: Divulgação

O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, é o novo coordenador da University Global Partnership Network (UGPN).

Criada em 2011, a UGPN é uma rede de universidades formada pela USP, pela Universidade de Surrey, pela Universidade Estadual da Carolina do Norte e pela Universidade de Wollongong, na Austrália.

A posse de Machado ocorreu durante o encontro anual da rede, realizado na Universidade de Surrey, em Londres, entre os dias 9 e 11 de abril.

O evento contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, além de seis docentes da Universidade, ligados à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Escola Politécnica (Poli), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Faculdade de Saúde Pública (FSP).

O objetivo do encontro foi fomentar a interação e a discussão entre os participantes da rede em quatro temas-chave: inovação digital, saúde global e bem-estar, sustentabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

A USP sediou a conferência em abril do ano passado e, em 2019, o evento será realizado na Universidade Estadual da Carolina do Norte.

“A UGPN representa uma parceria significativa, que pode ser verificada, por exemplo, na produção em coautorias entre as quatro universidades. Em 2011, foram 32 trabalhos publicados e, em 2017, esse número chegou a 94”, destaca o novo coordenador.

Além disso, entre 2012 e 2017, a USP promoveu seis editais com chamadas para apresentação de projetos de pesquisa, de autoria de pesquisadores das instituições parceiras. Os recursos financeiros são voltados para a realização de seminários científicos entre os grupos de pesquisadores envolvidos, em quaisquer das sedes das instituições parceiras, para elaboração conjunta de projetos de pesquisa a serem submetidos às agências de fomento e para a mobilidade bilateral, trilateral ou quadrilateral de discentes.

(Da esq. p/a dir.) O vice-reitor executivo da Universidade Estadual da Carolina do Norte, Warwick Arden; o reitor da USP, Vahan Agopyan; o vice-reitor da Universidade de Wollongong, Paul Wellings; e o vice-reitor da Universidade de Surrey, Max Lu, na conferência da UGPN – Foto: Divulgação