Reitor participa de assembleia de rede internacional de universidades

A assembleia da Rede Universitária Ibero-Americana de Incubação de Empresas (RedEmprendia) foi promovida na Espanha, por via videoconferência

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail
A participação do reitor na Assembleia foi feita via videoconferência, no prédio da Reitoria (Foto: Adriana Cruz)

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, participou, no dia 29 de junho, via videoconferência, da Assembleia Geral e da Junta Diretiva da Rede Universitária Ibero-Americana de Incubação de Empresas (RedEmprendia).

A reunião foi promovida na cidade de Boadilla del Monte, pertencente à comunidade de Madri, na Espanha, e teve como objetivo fazer um balanço das atividades do ano de 2016 e debater o modelo econômico e funcional que será adotado pela rede nos próximos anos.

No encontro, também foi realizada a eleição para o novo presidente da entidade, atualmente liderada pelo reitor da USP. O escolhido foi o dirigente da Universidad de Buenos Aires, Alberto Edgardo Barbieri, que terá como novo vice-presidente o reitor da Universitat Politècnica de Catalunya, Enric Fossas.

Além de Zago, também participaram da reunião o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, e o assessor do Gabinete do Reitor, Gerson Damiani.

Criada em maio de 2008 e sediada na Espanha, a RedEmprendia desenvolve programas internacionais de apoio à criação, ao crescimento e à consolidação de empresas baseadas no talento e no conhecimento gerado nas universidades. Dentre seus objetivos, a rede busca envolver os países da Ibero-América e suas universidades para criar uma forte cultura de inovação e empreendedorismo, de modo que ela seja transferida para a sociedade e institucionalizada como uma nova e imprescindível missão, como são a docência e a pesquisa.

Atualmente, 28 universidades de oito países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal – compõem a rede. Além da USP, outras três instituições brasileiras integram a RedEmprendia: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).