Próxima edição do programa USP Talks discute a depressão

O evento terá palestras do professor da Unifesp, Jair Mari, e da especialista do Hospital das Clínicas, Laura Andrade

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn242Print this pageEmail

No próximo dia 31 de maio, o programa USP Talks promoverá um debate sobre depressão. O evento contará com as palestras do professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Jair Mari, e da especialista em Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Laura Andrade.

A depressão é uma ameaça silenciosa, que é mais comum e mais perigosa do que muitos imaginam. Estudos indicam que 10% dos homens e 20% das mulheres sofrem pelo menos um episódio de depressão ao longo da vida, com consequências potencialmente graves para a saúde e qualidade de vida.

Nos casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio — estima-se que a depressão esteja ligada a mais de 50% dos casos de suicídio entre adultos e a 75% dos de crianças e adolescentes. Experiências traumáticas, dificuldades de relacionamento e pressão no ambiente de trabalho ou escolar são fatores que podem contribuir para o problema.

O evento será realizado das 18h30 às 19h30, no auditório da Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900). A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks, no YouTube.

O USP Talks é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

Esta será a 11ª edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do Universo, a relação entre tecnologia e transparência, a reforma do ensino médio, os impactos e efeitos das mudanças climáticas, a regulamentação do uso terapêutico da maconha e de seus derivados e aborto.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn242Print this pageEmail

Textos relacionados