Vice-reitor é homenageado com o título de Cidadão Honorário de São Carlos

O vice-reitor da Universidade de São Paulo, Hélio Nogueira da Cruz, recebeu na noite de ontem, dia 3, o título de “Cidadão Honorário de São Carlos,” outorgado em solenidade realizada pela Câmara Municipal da cidade. A proposição foi feita pelo vereador e presidente do poder legislativo, Edson Antonio Fermiano, em reconhecimento à contribuição do professor para o desenvolvimento do município.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail
(da esq.p/dir.) O vereador de São Carlos, Edson Antonio Fermiano; o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz; e a vereadora da mesma cidade, Laíde das Graças Simões

O vice-reitor da Universidade de São Paulo, Hélio Nogueira da Cruz, recebeu na noite de ontem, dia 3, o título de “Cidadão Honorário de São Carlos,” outorgado em solenidade realizada pela Câmara Municipal da cidade. A proposição foi feita pelo vereador e presidente do poder legislativo, Edson Antonio Fermiano, em reconhecimento à contribuição do professor para o desenvolvimento do município.

“(…) São Carlos, que o recebe de braços abertos como seu mais novo cidadão, reconhece a USP como instituição responsável pelo terceiro ciclo de desenvolvimento do município. Se a cidade tem o título de capital de tecnologia, sem dúvida, esse foi o caminho pavimentado pela produção cientifica da Universidade. Decididamente, São Carlos não teria a pujança e esse grande potencial que conhecemos se não fosse a presença da USP. A cidade, como acolhedora que é, celebra a todo instante, com a universidade, um intercâmbio de admiração e respeito. Essa homenagem reafirma essa verdade, pois como filho adotivo dessa cidade, vossa excelência, nascido em São Paulo, criado em Campinas, e que também residiu na vizinha Rio Claro, terá sempre de São Carlos o melhor incentivo para ter muito êxito em sua jornada”, dizia o discurso lido pela vereadora e oradora Laíde das Graças Simões.

Presente ao evento, o prefeito Municipal, Oswaldo Baptista Duarte Filho, ao saudar o professor Hélio, destacou sua contribuição para a expansão da Universidade de São Paulo, o que ficou registrado em um cartão de prata, que reconhece o homenageado como “um grande administrador acadêmico” e ainda cita “seu profícuo trabalho em prol da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico de nosso estado e de nosso país”.

(da esq. p/dir.) O vice-reitor e o prefeito de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho

O trabalho do vice-reitor também foi destacado pelo presidente do Conselho Gestor do Campus de São Carlos, Prof. Antonio Carlos Hernandes, e pelo representante do Deputado Estadual Roberto Massafera, Marquinho Amaral.  A solenidade contou com a presença de pró-reitores da USP, coordenadores, diretores, docentes e funcionários de vários campi.

Em seu discurso, Hélio contou que os primeiros contatos com o campus local aconteceram na gestão do reitor Roberto Leal Lobo e Silva Filho (no início da década de 90) e, logo depois, se acentuaram com a vinda de seu filho para estudar na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). “Me tornei profundamente agradecido pelo o que a USP e a cidade de São Carlos ofereceram”, afirmou o professor.

O vice-reitor agradeceu a homenagem e ressaltou que aquele momento, na verdade, era o resultado do bom trabalho de equipe. “Com grande honra participo desta cerimônia e agradeço profundamente essa distinção. Me cabe somente agradecer e reconhecer publicamente que, ter participado dos projetos desenvolvidos pela USP em São Carlos, já foi uma tarefa extremamente recompensadora para mim. Receber essa homenagem, e se tornar Cidadão Honorário de São Carlos, é um prêmio adicional. Divido essa honraria com os que participaram da empreitada da expansão da USP em São Carlos. Nosso trabalho não terminou. Tenho certeza de que a cidade e a USP saberão continuar nessa trajetória vitoriosa de expansão com excelência”.

Currículo

Hélio Nogueira da Cruz, que já ocupou o cargo de vice-reitor no período de 2002 a 2006, é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela USP e pós-doutorado na mesma área pela Yale University. Foi contratado como professor na USP em 1973, no Departamento de Economia, do qual é professor titular desde 1989. Pesquisa temas associados aos desdobramentos dos avanços científicos e tecnológicos sobre setor industrial brasileiro. Desde 2006, coordena estudo sobre políticas públicas que é parte de uma pesquisa sobre a internacionalização da economia brasileira e o papel das empresas brasileiras com investimentos no exterior. Nas últimas décadas tem se dedicado a estudar temas relacionados à educação superior e à gestão universitária.

Na USP, sua carreira de administrador acadêmico começou como chefe do Departamento de Economia da FEA (1990-1992). Em seguida, foi diretor do Departamento Financeiro da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), a qual coordenou por duas vezes, em 1991-1992 e em 1993-2001. Como vice-reitor, presidiu a Comissão Conjunta de Ampliação de Vagas e Cursos, a Comissão Permanente de Avaliação, que implementa a avaliação institucional da USP, e a Comissão de Claros Docentes, nas quais foram adotados critérios objetivos para atender às solicitações dos departamentos e cursos. Presidiu, ainda, a Comissão para Gestão da Qualidade e Produtividade e a Comissão de Implantação do Campus II de São Carlos.

Foi presidente do Conselho Curador da Fuvest, conselheiro da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Participa do Conselho Curador da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

(Texto e fotos de Edmilson Luchesi, da Assessoria de Comunicação da USP em São Carlos)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados