USP oferece 700 vagas em cursos gratuitos para a terceira idade

De 31 de janeiro a 4 de fevereiro, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) estará com inscrições abertas para o programa “Universidade Aberta à Terceira Idade”, voltada para maiores de 60 anos.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) em palestra realizada no ano passado

De 31 de janeiro a 4 de fevereiro, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) estará com inscrições abertas para o programa “Universidade Aberta à Terceira Idade” (UnATI), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, voltada para maiores de 60 anos.

São mais de 700 vagas oferecidas, gratuitamente, em atividades como palestras, oficinas e disciplinas de graduação, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo ou a apresentação de diplomas ou certificados de escolaridade concluída anteriormente. Porém, para as disciplinas de graduação, é necessário ter ensino médio completo, pois as aulas são realizadas junto com os alunos dos cursos de graduação da Escola.

Neste primeiro semestre, além do aumento no número de vagas oferecidas nas atividades de inclusão digital – iniciadas em 2010, devido à grande procura, o programa terá novidades com a realização de oficinas de atividade física voltadas para as necessidades dos idosos, como Pilates e exercícios para prevenção e controle de doenças crônicas, entre outras especialidades.

Oficinas, palestras e disciplinas de graduação

Com início na primeira quinzena de março e término na segunda quinzena de junho, as oficinas serão realizadas semanalmente com diversos assuntos como: Idosos On-line; Promovendo a saúde e qualidade de vida: o movimento do corpo como prática da atividade física; Turismo social – Viver São Paulo; Patchwork como arte e design têxtil para a memória popular e solidariedade na terceira idade; Cuidados com Medicamentos; Conversando sobre o lazer: que tive, que tenho, que poderia ter; Conheça seus direitos: quem se informa, transforma; Conversas sobre memória; Respire Vida, Faça Pilates.

As palestras, serão realizadas nos meses de março, abril e maio, abordando os temas: Quem cuidará da gente em 2030?; A reflexologia como recurso para o alívio da dor e estímulo ao conforto; Sono: necessidade ou prazer?; Jogo da memória.

A participação dos alunos da UnATI nas disciplinas de graduação têm proporcionado um intercâmbio de gerações entre os alunos da EACH e os idosos.

Os interessados em cursar alguma das disciplinas de graduação oferecidas podem escolher entre as opções: Abordagem Geográfica do Lazer e Turismo; Cartografia Temática; Processos Patológicos no Envelhecimento II; Ciclo de Vida; O Uso de Imagens no Ensino de Ciências; Sexualidade e envelhecimento; Natureza e tipos de solos; Poder público e terceiro setor. As aulas começam no início de fevereiro e terminam em julho.

As inscrições para as oficinas, palestras e disciplinas de graduação poderão ser feitas das 9h às 16h na Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH, que está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo, com acesso pelo trem da CPTM através da Linha F-Estação USP Leste, e de ônibus, pelo acesso à Avenida Assis Ribeiro.

Acesse a página da UnATI -EACH para conferir as datas e horários das palestras, oficinas e disciplinas oferecidas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3091-1016 ou por e-mail ccex-each@usp.br

Detalhes sobre as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) oferecidas em outras Unidades da USP, que existe desde 1993 e no ano de 2010 teve 10.577 participantes, poderão ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

(Fotos: Alunos da UnATI)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados