USP tem 28,5% alunos ingressantes oriundos de escolas públicas

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade divulgou os resultados do Programa de Inclusão Social (Inclusp) em 2013.

24/04/2013 - Publicado há 11 anos

Em 2013, 28,5% dos alunos ingressantes na USP são oriundos de escolas públicas, beneficiados pelo Programa de Inclusão Social (Inclusp), segundo os dados apresentados pela pró-reitora de Graduação da Universidade, Telma Maria Tenório Zorn, hoje, dia 22 de abril. No ano passado, esse índice foi de 28%.

A pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, apresentou os dados do Inclusp

Nos últimos 10 anos, a USP ampliou o oferecimento de vagas em 24,31%. Foram 2.651 novas vagas, mantendo-se média de crescimento anual de 2,21%. Em 2013, do total de aprovados nas 10.982 vagas oferecidas, 3,3% foram beneficiados pelo Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), isto é, são alunos que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas e que podem receber bônus de até 15% na nota do Vestibular e 26,6% de alunos do Inclusp, matriculados no ensino médio em escolas públicas, mas com ensino fundamental cursado em escolas privadas e que podem receber um bônus de até 8%. O bônus depende do desempenho do aluno na prova da  primeira fase da Fuvest, de tal forma que quanto melhor o desempenho, maior é o bônus, limitado pelos tetos de 8% e 15%.

Outro dado apresentado pela pró-reitora refere-se ao número absoluto de estudantes de escola pública inscritos no vestibular da Fuvest, que tem crescido significativamente nos últimos anos. Em 2013, 53.241 participantes do Inclusp se inscreveram no vestibular, 15,5% a mais do que no ano passado, e 43.636 compareceram à prova da primeira fase da Fuvest, representando aumento de 13,7% em relação a 2012.

Reescolha

A criação do processo de reescolha na Fuvest, implantado no ano passado, contribuiu para a redução do número de vagas não-preenchidas no vestibular, segundo a pró-reitora. O sistema permite que um candidato inscrito em uma carreira e não convocado nas três primeiras chamadas possa optar por outra carreira que ainda tenha vagas em aberto. Em 2013, após as oito chamadas da Fuvest, apenas 79 das 10.982 vagas oferecidas no processo seletivo não foram ocupadas. A porcentagem (0,71%) é a menor em cinco anos. “A reescolha de fato conseguiu o preenchimento quase total de vagas”, afirmou. As vagas remanescentes serão remanejadas em processos de transferência interna e externa.

Neste ano, o processo de reescolha foi realizado em duas etapas. A primeira etapa teve uma única chamada, correspondente à quinta chamada do vestibular. Os candidatos interessados e habilitados a participar teriam de indicar até duas opções de cursos de quaisquer carreiras, inclusive de áreas diferentes daquela inicialmente escolhida pelo candidato.

Embaixadores

Com a missão de tornar a Universidade um objetivo mais concreto para os estudantes da rede pública, a Pró-Reitoria de Graduação promove, desde 2007, o Programa Embaixadores da USP, no qual alunos e professores da Universidade visitam escolas públicas para fornecer informações, esclarecer dúvidas e incentivar os estudantes a prestarem o Vestibular.

Expandir a atuação do programa é uma das ações da Pró-Reitoria para divulgar o Inclusp e aumentar a participação dos estudantes da rede pública no vestibular. “Na campanha de 2013, os embaixadores visitaram 3.328 escolas da rede pública e falaram para 100.847 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio”, informa Telma. Estuda-se também a possibilidade de incluir o voluntariado desses alunos no histórico escolar, dando a eles o reconhecimento por suas atividades extracurriculares em prol da inclusão. “Queremos criar uma disciplina optativa que some créditos ao histórico escolar desses alunos”, anuncia a pró-reitora. A estratégia é, além de prestar reconhecimento e ampliar a visibilidade das iniciativas, incluir a atividade nos programas voltados à Política de Permanência e Formação Estudantil da Universidade.

(Foto: Francisco Emolo)