USP tem 14 vencedores no Prêmio Capes de Teses

A Universidade foi a instuição de ensino de superior com o maior número de prêmios

31/01/2008 - Publicado há 16 anos

A Universidade de São Paulo (USP) obteve a premiação de 14 teses, entre 43 trabalhos vencedores na edição 2007 do Prêmio Capes de Teses, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Além disso, das 60 menções honrosas concedidas, a Universidade conquistou 22.  A USP foi a instituição de ensino superior que teve o maior número de teses premiadas.

A Capes recebeu 417 inscrições de teses, oriundas de instituições de ensino superior de todo país, que foram analisadas por 51 comissões e 207 consultores. A premiação tem como objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.Além de ser a instituição de ensino superior com o maior número de premiações, a USP conquistou indicações em diversas áreas do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Biológicas. Para o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Armando Corbani Ferraz, o resultado do Prêmio Capes de Teses é reflexo do excelente desempenho que os cursos de pós-graduação da USP tiveram na última avaliação trienal da CAPES.

"A USP tem a maioria dos cursos de excelência e a premiação de 14 teses, além de 22 menções honrosas, é o reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas na Universidade em todas as áreas do conhecimento humano", afirma.Os vencedores do Prêmio CAPES de Tese terão direto a diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes, conforme as normas de seus programas regulares e distinção a ser concedida ao programa em que a tese foi defendida.

A Capes ainda não divulgou a data da entrega do prêmio. Os premiados com o Grande Prêmio Capes de Teses nas três grandes áreas do conhecimento serão escolhidos entre os 43 vencedores.

Mais informações no site da Capes